Ideathon divulga projeto vencedor

Objetivo da maratona foi incentivar a criação de soluções para o mercado

por Carina Carboni | 17/11/2022

O projeto Florescer, que propõe uma rede colaborativa para conectar pessoas em estado de vulnerabilidade econômico-social com entidades e iniciativas sociais, foi o vencedor da maratona de inovação Ideathon, pré-evento vinculado à 33ª Edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD). O evento foi realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e teve o resultado divulgado na quarta (16).

O Ideathon teve como objetivo estimular a busca por novas soluções de mercado. A iniciativa reuniu estudantes e profissionais para desenvolver novos produtos, serviços e modelos de negócio. Durante o processo, os participantes foram desafiados a desenvolver soluções inovadoras a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme explica o coordenador de empreendedorismo da Univali, Ayrton Santos de Queiroz, um dos responsáveis pela organização da maratona de inovação.

O responsável pelo projeto Comunidades Empreendedoras, Marco Petrelli, conta que as equipes tiveram só 24 horas para finalizar o projeto, que foi apresentado a uma banca especializada no tema proposto. “Uma palestra sobre a temática da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas, foi o ponto de partida para os competidores arquitetarem as suas propostas", recorda o professor, que também contribuiu com a organização do Ideathon.​

ideathon univali 17112022.jpg

As acadêmicas Maria Lucrecia Romay, Eliane Francisca Silva e Luana Luca foram as idealizadoras do projeto vencedor. A iniciativa compreende um sistema de cadastramento para recebimento de alimentos produzidos em horta comunitária, a implantação de uma moeda social que permite a troca por serviços e o desenvolvimento de ações de qualificação profissional. Além disso, o plano também sugere a criação de uma ponte, com os órgãos e departamentos responsáveis pela gestão das políticas públicas, na esfera municipal.

Mais informações: com o professor Ayrton Santos de Queiroz pelo e-mail ayrtonsantos@univali.br.