• Curso de Enfermagem amplia parceria com Universidade da Noruega

Curso de Enfermagem amplia parceria com Universidade da Noruega

Univali recebe docentes da Western Norway University of Aplied Sciences

por Flaiane Lizote | 19/03/2024

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe entre os dias 18 e 22 de março, no Campus Itajaí, professores da Western Norway University of Aplied Sciences, da Noruega. As docentes Elisabeth Hemnes Aanensen, Kristine Isdahl e Aaraas Lene Strøm vieram conhecer a região e visitar as localidades regionais para viabilizar uma parceria que possibilitará o intercâmbio entre acadêmicos e professores do curso de Enfermagem, vinculado à Escola de Ciências da Saúde.

A aplicabilidade do projeto entre a Univali e Western Norway University of Aplied Sciences ocorre por meio de uma parceria com a Norec, um centro governamental de recursos para intercâmbio. A Norec administra subsídios para organizações, instituições e empresas na Noruega e nos países parceiros com o objetivo de facilitar projetos de intercâmbio de alta qualidade.

À esquerda, Professores da ECS e, à direita, professoras da Noruega.jpeg

#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas posando para foto. Ao fundo aparece o backdrop com a logo da Escola de Ciências da Saúde.

“Para o curso de Enfermagem é bastante importante esse intercâmbio que está sendo propiciando para os alunos por meio da aplicação desse projeto na Norec, que é a instituição governamental da Noruega, que pode proporcionar ao curso o financiamento para os nossos alunos e todas as necessidades deles durante o intercâmbio na Noruega. Vai ser uma parceria importante de troca de conhecimentos, trocas de experiências culturais e também de cuidados em saúde, pois também oferece a possibilidade para os alunos da Western Norway University of Aplied Sciences virem estudar na Univali", destaca a coordenadora de Enfermagem, Rita de Cassia Rangel.

A parceria garante a partilha de experiências e aprendizagens entre organizações e incentiva o compartilhamento de conhecimentos e experiências aos acadêmicos ao retornar para casa após o término do intercâmbio, promovendo desse modo a participação e influência da população jovem trabalhadora.

Reunião de alinhamento.jpeg
​#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas em uma sala de reuniões, sentadas ao redor de uma mesa, sorrindo e posando para a foto.

“A parceria entre o curso de Enfermagem e a Universidade da Noruega representa uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de conhecimento e experiência entre instituições de diferentes contextos culturais e acadêmicos. Este projeto beneficia tanto docentes quanto discentes, proporcionando um enriquecimento significativo para a formação profissional e acadêmica. Além disso, o contato com sistemas de saúde e modelos educacionais distintos contribui para a formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios globais da área da saúde", afirma a diretora da Escola de Ciências da Saúde, Priscila de Souza.

O projeto entre a Univali e a Western Norway University of Aplied Sciences foi submetido em edital e já aprovado em duas etapas, estando entre os 11 projetos selecionados para a terceira e última etapa. A parceria é uma iniciativa do curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional de Saúde e Gestão do trabalho.

Até o dia 22 de março as professoras da Noruega seguem a agenda de visitas para conhecer as instituições de saúde das cidades da região, com o objetivo de prospectar o planejamento de atividades para futuras mobilidades discentes e docentes. Os serviços de saúde previstos no cronograma de visita são os níveis de Atenção Primária em Saúde, Especializada e Hospitalar.

Visita ao espaço amamentar.jpeg

#PraTodosVerem Imagem mostra duas mulheres observando um objeto da área de saúde.

“As visitas têm o objetivo de reconhecimento do cenário de saúde, do sistema de saúde local e servem de pontos de apoio para receber profissionais externos, especialmente vinculados à docência, onde é possível trocar experiências, tanto de serviço de saúde, bem como nos níveis de assistenciais, de gestão e processo de trabalho. A Univali se destaca pela inserção na comunidade, tendo em vista que já desenvolve o trabalho como a universidade comunitária. Esse é um ponto bem relevante e além do ensino na graduação, o avanço também ocorre na pesquisa que é onde se insere o mestrado", complementa o coordenador do Mestrado Profissional de Saúde e Gestão do Trabalho, Rodrigo Massaroli.

Mais informações: Escola de Ciências da Saúde (47) 3341-7539