Avaliação Institucional é socializada nas Escolas do Conhecimento

Eventos contaram com a participação de docentes e da CPA

por João Francisco de Borba | 17/05/2024
A Vice-Reitoria de Graduação, por meio da sua Diretoria de Ensino e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), realizou nos meses de março e abril a socialização dos resultados da pesquisa de avaliação institucional realizada no ano de 2023.

A pesquisa, denominada de FazAí, contou com a participação dos acadêmicos e docentes e, neste ano, aprimorou a metodologia, aplicada, pela primeira vez, por meio da técnica de amostragem de seleção aleatória por sorteio dos participantes acadêmicos dos diferentes cursos de graduação. Já entre os docentes, foram selecionados para participar.

Além disto, pela primeira vez, a universidade implantou diferentes instrumentos de avaliação para os diversos estágios do percurso acadêmico dos alunos, sendo eles: aqueles que estão no meio da jornada e percepção daqueles acadêmicos que já são concluintes.

A consolidação dos resultados alcançou, neste primeiro momento da nova metodologia, a estratificação em nível de Escola do Conhecimento. Para 2024, o desafio é alcançar uma participação ainda maior para que os cursos e as disciplinas, sob o aspecto didático-pedagógico, possam ser analisados também individualmente.
25fdcee5-9ebc-4d1e-bf60-1422d4194728.jpg
Vice-reitor durante a Conexão Coordenadores

Para o vice-reitor de Graduação, José Everton da Silva “trata-se de um importante passo para que nossa universidade avance para trabalharmos, ainda mais, a qualificação dos processos de ensino e a retroalimentação dos projetos pedagógicos por meio dos resultados obtidos em cada Escola, em especial aqueles que consideram o uso de diferentes estratégias de ensino e a possibilidade dos docentes explorarem criativas dinâmicas em sala de aula”.

A apropriação dos resultados e o debate para a construção dos planos de ação de cada Escola e curso permitirão que se desenvolvam novas estratégias de engajamento e pertencimento deste processo. “O grande diferencial das reuniões realizadas foi a participação coletiva com diferentes visões que foram socializadas com todos os gestores no evento Conexão Coordenadores do mês de maio”, segundo a diretora de Ensino, Patricia Duarte Peixoto Morella, Diretora. A CPA também esteve presente em todos os momentos por meio dos integrantes da equipe técnica e das diferentes representatividades da comunidade acadêmica de cada uma das Escolas, sejam elas docentes ou discentes.
17ffd7c5-d32c-45a7-bdfd-12bda7492140.jpg
Parte da equipe da CPA na Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

Em 2024, a avaliação institucional passa a ser aplicada ainda no mês de maio, por meio de diferentes sorteios com os alunos da graduação ao longo do ano, e também para os docentes da graduação.

Mais informações na Diretoria de Ensino da Vice-Reitoria de Graduação e na CPA.