Medicina

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

3

conceito enade


2019

Extensão

​Como estratégia de flexibilização do currículo e também como forma de ampliação na produção de conhecimentos dos acadêmicos, o curso de Medicina tem ampliado as oportunidades de vivência em projetos de extensão, seja por meio de projetos próprios ou mesmo articulados com outros cursos e centros da universidade.

Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários é quem apoia o desenvolvimento de projetos de extensão em toda a universidade. 

Os principais projetos que contam com participação dos acadêmicos de Medicina são os seguintes:
Projeto Sérgio Arouca 

O Projeto Sérgio Arouca foi inspirado no “Projeto Rondon” e consiste em oportunizar ao aluno o conhecimento de outras realidades, tendo como espaço de ação a Atenção Básica de municípios do interior de Santa Catarina. A integração ensino-serviço permite ainda o desenvolvimento e qualificação da Atenção Básica do município visitado, por meio da realização de atividades com enfoque de atenção integral e princípios da Atenção Básica.

O projeto prevê dois momentos: o preparatório realizado na universidade e a execução das atividades assistenciais propriamente ditas no município. As atividades realizadas no município, incluem cursos, conferências, visitas domiciliares, consultas médicas, oficinas, rodas de conversa, atividades educativas, atividades na comunidade, desenvolvimento da cidadania, etc. Os principais temas abordados durante o desenvolvimento das atividades são a saúde da mulher, a saúde da criança, a saúde do idoso, a saúde mental, a saúde do trabalhador, promoção da saúde, tendo como pano de fundo a integralidade da assistência.

Antônio Gramsci: Fomentando a concepção ativista de educação 
O projeto foi idealizado para incluir nos cursos de medicina e odontologia categorias gramscianas para ampliar a visão crítica e reflexiva dos estudantes, em seu primeiro ano. Busca-se com o projeto, construir e executar uma proposta de formação histórica e política para os cursos de graduação de Odontologia e Medicina, objetivando que os alunos partícipes sejam atores sociais envolvidos com uma proposta de educação popular, assumindo o papel de intelectuais orgânicos, fomentando a criação de conselhos locais de saúde, no município de Itajaí. 
 Projeto Gesta Vida - curso de gestantes 

Direcionado à atenção integral à mulher com vistas ao seu empoderamento na defesa de seus direitos e cidadania e educação em saúde para instrumentalizá-la, e a sua família, para gestação, pré-natal, periparto e puerpério saudáveis e em consonância às diretrizes de saúde da mulher, e ainda, para estímulo ao aleitamento materno.

O público alvo são as gestantes que se consultam na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária – USFC/Univali, porém, também é aberto para qualquer gestante de Itajaí e região. Estão envolvidos no projeto os cursos de: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Direito. 

Projeto de Extensão: Mãos de Vida - empoderamento para a Vida e Cidadania  
O projeto foi iniciado em 2011/1, atende homens e mulheres com diagnóstico de câncer de mama e que frequentam a Unidade de Saúde Familiar e Comunitária.  Este Projeto trabalha a transdisciplinaridade no cuidado à saúde e educação em saúde com vistas à atenção integral à saúde dos pacientes atendidos no projeto. Participam os cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Medicina. 
Projeto Doenças Inflamatórias Intestinais 
O ambulatório interdisciplinar de doenças inflamatórias intestinais é um projeto de ensino, pesquisa e extensão permanente, que surgiu em 2011, a partir de uma parceria entre os cursos de Medicina, Nutrição e Psicologia. Consiste no trabalho de atenção multiprofissional e interdisciplinar à saúde da população acometida por esse problema, com atividades assistenciais e de educação. 
 Projeto de Extensão: Grupo de estudo e apoio aos familiares e cuidadores das pessoas com doença de Alzheimer e outras demências 
O projeto de extensão GEAZ (Grupo de apoio aos familiares e cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer e doenças similares) atua na promoção à saúde do idoso juntamente com seus familiares/cuidadores e profissionais que cuidam de pessoas com a doença de Alzheimer e doenças similares residentes na região Foz do Rio Itajaí-Açu. Cursos envolvidos: medicina, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição. 
 Ligas acadêmicas 
A universidade também apoia a criação de ligas acadêmicas, que tem por objetivo a ampliação de conhecimentos em uma determinada área de interesse do aluno, além de desenvolver o protagonismo, a autonomia e a educação permanente, requisitos fundamentais para o futuro trabalho profissional. A certificação é realizada pela Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura. Os orientadores das ligas são professores do Curso de Medicina, que também disponibiliza espaço físico às atividades desses grupos. Atualmente estão em funcionamento 18 ligas acadêmicas. 
 Monitorias 
Também no sentido de ampliar os conhecimentos em determinada área de interesse, o curso oferece uma grande quantidade de monitorias, que ainda apresentam os objetivos de estimular no aluno o interesse pela atividade docente, intensificar a cooperação entre alunos e professores nas atividades de ensino, oferecer ao acadêmico de graduação oportunidade de preparar-se para atividades de ensino e contribuir para as atividades de ensino de graduação na Universidade. Atualmente são ofertadas 60 vagas de monitorias em 10 disciplinas do curso, com suporte e certificação da Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Intitucional.

 

Dados Gerais

Titulação

Atos Regulatórios

Carga Horária

Duração

Modalidade

Regime de Presencialidade

Turno de Funcionamento

este curso está vinculado à

Vídeos
Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade