Objetivo do Curso
Formar médicos tecnicamente qualificados, contribuintes efetivos na solução de problemas, comunicadores habilidosos e comprometidos socialmente no cuidado do sofrimento humano, onde quer que esteja, atuando de acordo com as políticas públicas de saúde, em todos os níveis de complexidade, possibilitando atuação nas áreas de competência de atenção à saúde, gestão e educação em saúde.
Diferenciais
Corpo docente qualificado, com experiências acadêmica e profissional.
Inserção na comunidade e no sistema de saúde desde o primeiro período.
Convênios com hospitais de referência inclusive em outros estados brasileiros.
Laboratórios de habilidades e diversificados cenários de prática.
Unidade de saúde no próprio campus.
Articulação entre ciências humanas e sociais com conhecimentos técnicos.
Projetos sociais de imersão em comunidades de baixo IDH – Projeto Sérgio Arouca.
Certificado de acreditação pela Saeme – expertise na qualificação médica brasileira – reconhecido pela Word Federation of Medical Education.
Integração com residência médica e multiprofissional, envolvendo o mestrado profissional em saúde e gestão do trabalho.
Simulação clínica desde o início, com vivência de experiências em ambientes controlados.
Acolhimento em saúde mental pelo Projeto Acolher.
Avaliação de desempenho cognitivo ao longo do curso – Teste de Progresso.
Perfil do profissional
O médico terá formação geral, ética, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade para conectar o compromisso com a saúde integral do ser humano aos valores de responsabilidade social e dignidade humana, contribuindo ativamente, nos diferentes níveis de atenção à saúde, por meio de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, no âmbito individual e coletivo, tendo como referência a integralidade em sua prática.
Competências
Atenção à Saúde
- Realizar história clínica com atitude ético-humanista, estimulando o relato espontâneo das pessoas e valorizando seu contexto biológico, emocional, familiar e social.
- Realizar exame físico com consentimento, segurança, privacidade e esclarecimento sobre manobras ou técnicas.
- Formular hipóteses diagnósticas mais prováveis, com estabelecimento de prognóstico, considerando o contexto da pessoa e do problema, esclarecendo de forma humanizada e ética os possíveis diagnósticos.
- Promover a investigação diagnóstica com ativa participação da pessoa sob cuidado, conforme as melhores evidências e na singularidade das pessoas.
- Implementar planos de cuidado integral, com base no raciocínio clínico-epidemiológico, considerando as ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, de acordo com a necessidade exigida em cada caso.
- Avaliar planos terapêuticos, acompanhando os resultados obtidos.
Gestão da Saúde
- Investigar problemas de saúde coletiva, considerando os aspectos biológicos, psicológicos, culturais, econômicos e sociais, para o estabelecimento de diagnóstico de saúde e priorização de problemas.
- Avaliar projetos de intervenção coletiva, tendo como referência a melhoria dos indicadores de saúde, considerando a participação social, a autonomia dos indivíduos e comunidade, as ações de promoção da saúde e educação em saúde e a prevenção.
- Identificar o contexto do Processo de Trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde, considerando seus princípios, diretrizes e políticas de saúde.
- Identificar desafios e oportunidades na organização do processo de trabalho nos vários cenários que compõem a Rede de serviços, tendo como referência a integralidade do cuidado.
- Analisar indicadores de saúde e modelos de gestão.
- Realizar planejamento de forma participativa.
- Realizar trabalho colaborativo em equipes, superando a atual fragmentação do trabalho em saúde.
- Implementar planos de intervenção considerando os diversos atores envolvidos no processo (população em geral, profissionais de saúde, gestores), considerando as políticas de saúde vigentes.
- Gerenciar o cuidado em saúde no âmbito individual e coletivo, garantindo a integralidade da atenção por meio das ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação.
- Monitorar planos de intervenção e o próprio processo de trabalho em saúde.
- Avaliar o trabalho em saúde, utilizando indicadores, relatórios, ouvidorias, auditorias e processos de acreditação e certificação, utilizando seus resultados para constantes melhorias.
- Formular e receber críticas de modo respeitoso, valorizando a construção de um ambiente de trabalho solidário.
- Ser protagonista no processo de transformação das práticas e da cultura organizacional, no sentido da defesa da cidadania e do direito à saúde.
Educação na Saúde
- Identificar necessidades de aprendizagem individual, com desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, aprender com seus pares como processo permanente.
- Identificar necessidades de aprendizagem, seja das pessoas sob seus cuidados, familiares, cuidadores ou responsáveis, ou mesmo de grupos sociais ou comunidade, com o conhecimento prévio e respeitando o contexto sociocultural.
- Identificar necessidades de aprendizagem dos membros da equipe relacionados ao processo de trabalho ao qual estão inseridos.
- Analisar de forma crítica fontes, métodos e resultados, no sentido de avaliar evidências e práticas no cuidado, na gestão do trabalho e na educação de profissionais de saúde, pessoa sob seus cuidados, famílias e responsáveis.
- Identificar a necessidade de produção de novos conhecimentos em saúde a partir da própria prática e das necessidades de saúde das pessoas e do Sistema Único de Saúde.
Investimento
Valor mínimo de
R$ 2.741,81 (contratação mínima de 12 créditos*).
Valor sugerido com base nas disciplinas selecionadas do primeiro período de
R$ 10.249,48.
O valor vai depender da sua programação acadêmica, ou seja, como você vai escolher a matriz curricular do semestre.
Por quê?
- Você pode optar por cursar menos disciplinas no semestre até o mínimo de 12 créditos*. Isso implica em ter que cursar essas disciplinas faltantes posteriormente.
- Você pode optar por disciplinas que têm valor do crédito* menor. Isso porque na Univali, utilizamos a metodologia de Currículo Conectado, que permite que o estudante faça o seu próprio percurso formativo, estudando também disciplinas de outros cursos e áreas do conhecimento.
- Você pode ser beneficiado por um de nossos programas de
bolsas de estudos que tem possibilidade de até 100%.
Conheça todas as oportunidades em
Univali.br/bolsas.
*O que são créditos?
Na Univali, o valor da disciplina depende do número de créditos contratados, sendo que para o primeiro período, o mínimo é de 12 créditos. Ao longo do seu percurso acadêmico, algumas disciplinas podem ter mais ou menos créditos, dependendo da carga horária ou atividades necessárias para sua integralização.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre os valores da semestralidade, entre em contato conosco pelo WhatsApp
(47) 99130-0269 ou pelo
0800 723 1300.
Coordenação
Campus Itajaí
Rua Uruguai, 458 - Centro
88302-901 - Itajaí - SC
Telefones: (47) 3341-7865
| (47) 3341-7678
E-mail:
medicina.ecs@univali.br
Coordenador do Curso
Pablo Sebastian Velho