Enfermagem

Campus Itajaí

5

conceito mec


2019

3

conceito enade


2019

Programas e projetos

 

A oportunidade da pesquisa e da extensão permite ao acadêmico uma experiência única, de “aprender a aprender”, do exercício de autonomia com responsabilidade e da busca por áreas que sejam do seu interesse profissional, além de contribuir financeiramente para a permanência do aluno no Curso.

Para melhor integração com a matriz curricular, o Projeto Pedagógico prevê ações de extensão voltadas à saúde da mulher, saúde do idoso, formação para voluntariado, apoio a familiares de portadores de Alzeimer e Parkinson, atenção à saúde da criança, adolescente e jovens. Os principais projetos do curso são: 

Pró/Pet Saúde

O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), instituíram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). O objetivo do programa é a integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica, promovendo transformações na prestação de serviços à população.

A Univali, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí (SMS), tem respondido aos editais interministeriais que visam à mudança no ensino na área da saúde, buscando uma formação coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da área da saúde. As ações desenvolvidas buscam fomentar mudanças na prática pedagógica, relativas à orientação teórica, cenários de prática e orientação pedagógica, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença, com ênfase na atenção básica, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem e prestação de serviços à população.

  As ações de gestão priorizaram a interlocução/comunicação entre os diferentes atores, instituições envolvidas, avaliação e assessoria aos projetos em andamento, realização de relatórios para subsidiar o seminário nacional, planejamento de atividades integradas nas unidades básicas de saúde.  Na perspectiva de ativar o processo de reorientação da formação profissional em saúde como ação multiprofissional, as avaliações realizadas mostraram a necessidade de docentes e acadêmicos conhecerem a estrutura organizacional, programas e o fluxo de serviços desenvolvidos pelas diferentes esferas de gestão o processo de trabalho no SUS.

Assim, a cada semestre realiza-se a atividade denominada de Acolhimento, na qual todos os acadêmicos que realizam práticas de estágio curricular obrigatório nas Unidades de Saúde, participam da apresentação realizada pelos profissionais representantes da Rede Regional e Municipais de Saúde (Balneário Camboriú e Itajaí), cenários de prática. Esta ação tem resultado em depoimentos favoráveis dos professores e alunos quanto à importância de conhecer a estrutura técnico-administrativa, hierarquização, programas desenvolvidos, dados epidemiológicos e financiamento dos serviços de saúde. Nos relatos evidencia-se que esta oportunidade favorece a aproximação ensino-serviço bem como o planejamento e desenvolvimento de ações em saúde mais adequadas à realidade loco regional.

Projeto - Promoção à Saúde do Idoso com seus familiares e Cuidadores 

O projeto de extensão promoção à saúde do idoso juntamente com seus familiares/cuidadores tem como público alvo as famílias e pacientes com diagnóstico clínico de demências e residentes na região Foz do Rio Itajaí-Açu. São pessoas que necessitam de atendimento e apoio neste momento de fragilidade e vulnerabilidade, os quais são realizados por meio de duas  estratégias gerontológicas: Grupo  de apoio  aos familiares e cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer e doenças similares (GEAZ) , no qual o público alvo são os cuidadores, familiares e profissionais que cuidam de pessoas com a doença de Alzheimer e similares, e também, o Ambulatório que funciona na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (UFSC), sendo o público alvo os idosos, especialmente aqueles em suspeita de demências.
   

O atendimento ambulatorial multidisciplinar ao idoso em risco de demência e ao idoso já demenciado juntamente com o seu familiar e/ou cuidador, é oferecido na Univali desde 2002 em conjunto com a clínica de doenças neurodegenerativas e constitui referência para todo o Estado de Santa Catarina.

O  GEAZ tem como objetivo esclarecer e instrumentalizar o familiar/ cuidador sobre a doença de Alzheimer e outras doenças similares, no sentido de oferecer suporte aos mesmos quanto aos cuidados específicos aos portadores, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do doente e do cuidador/ familiar. Os encontros acontecem na Univali. 
 

Projeto - Curso Superior de Extensão Universidade da Vida (Univida)

O Univida é um curso de dois anos voltado para o envelhecimento saudável, qualidade de vida e atuação voluntária com disciplinas nas áreas das ciências da saúde, ciências sociais e humanas. Atende pessoas com mais de 40 anos, que além de educação em saúde e gerontologia desenvolvem projetos de atuação voluntária na comunidade regional.

Os Cursos envolvidos são: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, Odontologia, Direito, Turismo e hotelaria, Economia, Ciências Políticas e, Gestão de Lazer e Eventos. A equipe é formada por vinte docentes, cinco discentes bolsistas e sete voluntárias. 

Ações Voltadas à Comunidade

As atividades de extensão incluem ainda as ações comunitárias de filantropia e aquelas desenvolvidas em parceria com empresas locais e pela própria Univali. O Curso tem tradicionalmente desenvolvido outras ações sociais, cujo impacto se verifica pela diversidade das ações, dos diferentes públicos envolvidos, a abrangência regional/estadual, bem como o número de pessoas atendidas. As ações voltadas à comunidade acontecem mensalmente e constituem também um diferencial do Curso por sua inserção comunitária. 

Estas ações têm por objetivo principal a promoção e a prevenção da saúde, desenvolvendo práticas sociais centradas no indivíduo, família e comunidade, sob a forma de trabalho em equipe, com a participação efetiva dos professores e alunos do Curso, possibilitando a troca de saberes, o compromisso e a corresponsabilidade com a saúde da comunidade. Para alcançar tais objetivos são desenvolvidas, entre outras, atividades de educação em saúde, possibilitando a comunidade adquirir novos conhecimentos e através da troca de experiências promover mudanças de atitudes em relação à saúde, adotando comportamentos saudáveis e preventivos. 

Projeto Escolhas


O projeto Escolhas tem por objetivo qualificar a assistência e a formação profissional, preparando estudantes da área da saúde para atuar de forma integral na área de prevenção ao uso de drogas, e para o desenvolvimento do protagonismo da criança e do adolescente. O projeto está articulado com as Secretarias de Educação e Saúde do Município de Itajaí, fortalecendo as ações do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE); com a Central de Penas e Medidas Alternativas de Itajaí, assessorando o projeto Diálogo em Família; e com o Colégio de Aplicação Univali, desenvolvendo ações de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas e DST/AIDS.

O projeto Escolhas iniciou em 2012 desenvolvendo atividades de formação para profissionais da área de educação, para adolescentes e familiares, com um olhar atual, colaborativo e preventivo sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, os malefícios do crack, álcool e outras drogas. As formações são realizadas por equipe multiprofissional, sendo professores e alunos da Univali. Em 2015 o Curso de Enfermagem passa a integrar também este importante projeto para a comunidade escolar, linkando muitas de suas ações a disciplina de educação em saúde.  

Projeto Discutindo a Relação

O projeto Discutindo a Relação (D.R) é voltado para adolescentes e jovens matriculados na Escola de Educação Básica Arnaldo Brandão, da rede municipal de ensino de Itajaí. Tem como objetivo desenvolver ações de educação para a promoção da saúde e para fortalecer o desenvolvimento integral e o enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o desenvolvimento do adolescente e do jovem, para a comunidade escolar e os profissionais da Estratégia Saúde da Família.  O projeto propõe atuar na implementação de ações de educação em saúde, priorizando a educação sexual, a prevenção do uso de drogas e álcool, e a promoção da cultura da paz, preconizados pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de uma proposta interdisciplinar que envolve os cursos vinculados à Escola de Ciências da Saúde: Psicologia, Enfermagem e Biomedicina.

Projeto - Assessoria para a Construção de Rede de Apoio para Sujeitos Afásicos da Região da Foz do Rio Itajaí

 

A afasia é um distúrbio de linguagem que afeta as habilidades para compreender o que é dito, para falar, para ler e para escrever. Ela é causada principalmente por Acidente Vascular Encefálico (AVE/Derrame), mas pode ser também por traumatismo cranioencefálico, tumor no cérebro, aneurisma e outros acometimentos que envolvem o cérebro.

O projeto “Assessoria na construção de rede de apoio para sujeitos afásicos de Itajaí e região” objetiva acolher, orientar e esclarecer o sujeito afásico e seus familiares sobre a afasia, suas consequências e implicações; oferecer suporte técnico para atividades comunicativas de qualidade entre o afásico e seus familiares; sensibilizar o afásico, familiares, amigos, profissionais e comunidade em geral para a formação de rede de apoio para afásicos e capacitar profissionais, estudantes, cuidadores, familiares e demais envolvidos com o afásico para o aprimoramento e aperfeiçoamento da comunicação com eles. O projeto é organizado em programas, assim distribuídos:

ACOLHIMENTO: é a principal porta de entrada para ingressar no projeto. No acolhimento são realizadas triagem e orientação personalizada ao afásico e familiares.

OFICINA DE CONVERSAÇÃO: é um momento de muita conversa entre os participantes do grupo. São realizadas brincadeiras, jogos, atividades de estimulação de linguagem, estimulação de memória, entre outros.

GRUPO DE APOIO AO CUIDADOR FAMILIAR: este espaço é destinado a cuidar de quem cuida do afásico, um momento de troca de experiências e fortalecimento pessoal.

APOIO E FORTALECIMENTO À AAfas - Associação de Afásicos de Itajaí e Região: local onde são realizados alguns encontros para realização de atividades de lazer.

DIVULGAFÁSICOS: é uma frente de trabalho que objetiva divulgar a afasia e todos os aspectos relacionados a ela.

FORTALECIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: o projeto realiza atividades junto à gestão pública, buscando melhor atendimento aos afásicos e familiares.

Relação do Curso com a ABEN

O Curso de Enfermagem da Univali, ao longo dos seus 35 anos de história, sempre teve uma ligação muito próxima das entidades de classe da profissão de enfermagem. Em especial com a Associação Brasileira de Enfermagem, sendo que, em 2013 o curso recebeu por decisão do conselho nacional de ABEN, o certificado de escola  vinculada a Associação Brasileira de Enfermagem. 
Atualmente, o curso  tem dois docentes que compõe a diretoria nacional e estadual da ABEN. No nível nacional a professora Juliana de Araújo Sandri, ocupa o cargo de tesoureira e no nível estadual a professora Eleide Margarthe Terezinha Farhat é  a diretora de assuntos profissionais da entidade; esta também é  membro da câmara técnica do Conselho Regional de Enfermagem(Coren) de Santa Catarina.  Além destas, o professor Dagoberto Mior de Paula, docente do curso, coordena o núcleo da Associação Brasileira de Enfermagem de Itajaí
 
Dados Gerais

Titulação

Enfermeiro

Atos Regulatórios

​​​​​​​​Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 276, de 02/07/1984

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.297, de 22/04/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 765, de 21/07/2017

Carga Horária

4000 horas

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino e Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências da Saúde

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados