Direito

Campus Balneário Camboriú

4

conceito mec


2017

Programas Oficiais de Pesquisa

​Além de desenvolver o potencial de pesquisa da Instituição, a iniciação científica é forte aliada na formação de recursos humanos. Em parceria com o Programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeituras e empresas privadas, a Univali apoia hoje a realização de projetos de pesquisa executados por graduandos contando, atualmente, com sete programas de Bolsas de Pesquisa: ProBIC, PIBIC, Art. 170, PIPG, PMUC, Art. 171 (FUMDES) e PPV.

Programa de Bolsas de Iniciação Científica ProBIC / Univali

O ProBIC tem como objetivo dar condições para que os alunos de graduação participem de projetos e atividades de pesquisa junto aos Grupos/Núcleos de Pesquisa Institucionais. Acolhe propostas de pesquisa de todas as áreas da Universidade, buscando incentivar a formação crítica e científica dos alunos que, ao término da execução da pesquisa, demonstram crescimento intelectual e técnico-científico.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC / CNPq

O PIBIC é um Programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa a iniciação científica de talentos em todas as áreas do conhecimento. Administrado diretamente pela Univali, é voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à formação e privilegiando a participação ativa de bons acadêmicos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica.

Artigo 170 / Governo Estadual

Este Programa tem como objetivo incentivar os talentos potenciais entre os estudantes de graduação com grau de carência econômica e financeira, através da participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados. As bolsas são financiadas pelo Executivo Estadual e o programa apoia projetos de todas as áreas vocacionais da Univali, buscando manter um equilíbrio na distribuição de recursos entre as Unidades de Ensino da Universidade.

Programa Integrado de Pós-Graduação e Graduação - PIPG

O PIPG tem por objetivo fomentar a integração da pesquisa ente os cursos de mestrado e doutorado com a graduação da Univali. A articulação entre graduação e pós-graduação se estabelece através da participação de doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação em projetos de pesquisa.

Prêmio Mérito Universitário Catarinense - PMUC

Este Programa de Bolsas de Iniciação Científica foi implementado pelo Governo do Estado de Santa Catarina objetivando incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico, com vistas à formação inicial dos estudantes universitários nos métodos de pesquisa científica e a apropriação dos resultados de tais projetos pela sociedade local.

Artigo 171 - FUMDES

O Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) visa a inserção de jovens no universo da pesquisa como forma de contribuir para o fomento do desenvolvimento econômico e social das potencialidades regionais.

Programa de Pesquisa Voluntária - PPV

Este Programa objetiva incentivar os talentos potenciais entre os estudantes, através da participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores qualificados, e estimular no candidato a capacidade para desenvolvimento de técnicas e métodos científicos.

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Direito

Atos Regulatórios

​​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 69.799, de 15/12/1971

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.531, de 15/07/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 546, de 05/06/2017

Carga Horária

3.720 horas

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino e Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados