IV Seminário PETGraduaSUS/ III Seminário VerSUS

por Simone Beatriz Pedrozo Viana | 06/12/2017

O projeto GRADUASUS caracteriza-se por seu comprometimento com a formação profissional de qualidade voltada ao Sistema Único de Saúde. Neste sentido, o IV Seminário PETGraduaSUS visa destacar os avanços realizados no semestre em prol da defesa do direito à saúde e da formação profissional crítico-reflexiva para o SUS.

GRADUASUS
O PET-Saúde/GraduaSUS faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) enquanto uma estratégia que incentiva mudanças nos cursos de graduação na área da saúde com vistas à formação qualificada para o SUS. O Programa é uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, e a participação social. No segundo semestre de 2017, através de um trabalho coletivo envolvendo a Univali e a Rede de Atenção à Saúde de Itajaí, foram realizadas inserções de acadêmicos dos 1º, 2º, 3º e 4º períodos de 11 diferentes cursos do Centro de Ciências da Saúde nos espaços de atenção básica, Rede de Urgência e Emergencia e Especialidades da Rede, bem como em espaços de exercício de controle social e participação popular.

VERSUS
As Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde - VER-SUS constituem importantes dispositivos que permitem aos participantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. Assim, a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, UNE, CONASS e CONASEMS, é de realizar estágios de vivência no SUS para que os participantes possam ter a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade do sistema.

Objetivo

Socializar as vivências das inserções do PET-Graduasus 2017/2. Destaca-se a troca de conhecimentos entre discentes, docentes e preceptores da Rede de Atenção á Saúde do Municipio de Itajaí.

Programação: 06/12/2017

Período Matutino – Auditórios I, II (blocos F4), IV (bloco E1), Auditório do CV e do Direito (bloco D).
8:00 – 8:30 – abertura
8:30 – 12:00 – sessão dialogada: Socialização das experiências PETGRADUASUS e Ver SUS

Período Noturno – Auditório do Direito (bloco D).
19:00 – 20:45 – abertura e início da mesa redonda sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
21:00 – 22:30 – Apresentação de Banner na Tenda ao lado do Teatro.

Relação de Pôsteres: Clique Aqui
Sessão Dialogados: Clique Aqui

Norma de Submissão

No dia 06/12/17, no hall da Biblioteca Central haverá exposição de Fotos das inserções PETGRADUASUS

O local de cada apresentação será enviado posteriormente.

No período matutino ocorrerá a sessão dialogada (Modelo slides padrão em anexo)
No período noturno ocorrerá a apresentação de Poster (Modelo oster para cada período em anexo)
Normas para submissão do resumo expandido (Clique Aqui)

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO

ABRIR O ARQUIVO MODELO PARA INSERIR OS DADOS DO RESUMO
Instruções gerais:

a) Os trabalhos inscritos devem ser de relato de experiência.
b) Os trabalhos serão submetidos para avaliação na forma de RESUMO EXPANDIDO;
c) Para enviar trabalhos é necessário que pelo menos um dos autores, o RELATOR, esteja inscrito no evento, para que o trabalho seja submetido à avaliação;
d) Entre os autores, estarão os alunos, professores e preceptores. O nome do relator deverá estar em negrito e sublinhado. Deverá constar de todos os autores: categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido para contato, informados em nota de rodapé;
e) As modalidades de apresentação de trabalhos científicos no Evento serão: sessão pôster dialogado e comunicação oral.

Formato dos resumos

Formato digital: Microsoft Office Word
Formato geral: A4, margem esquerda de 3 cm e 2 cm para as demais, e parágrafo justificado;
Título do trabalho: fonte Times New Roman 14, MAIÚSCULO, NEGRITO;
Palavras-chaves (no máximo 3). Fonte Times New Roman 12, normal, separadas por ponto e vírgula;
Resumo Expandido: entre 800 ou 1200 palavras (sem contar as referências, título e informação sobre os autores), fonte Times New Roman 12 normal, espaçamento entre linhas 1,0.
As referências utilizadas e citadas no resumo, deverão estar listadas no final do texto. Referências: Fonte Times New Roman 12 normal, espaçamento entre linhas simples, alinhadas à esquerda. As referências devem seguir obrigatoriamente as normas estabelecidas pela ABNT.

EM ANEXO, O MODELO DO RESUMO PARA SUBMISSÃO AO EVENTO IV SEMINÁRIO  PETGRADUASUS/VERSUS/RESIDÊNCIA.

Os resumos deverão ser enviados para os e-mails abaixo, de acordo com cada período:
1º período: graduasus1@gmail.com (prazo para submissão: 20/11)
2º período: graduasus2@gmail.com (prazo para submissão: 26/11)
3º período: graduasus3@gmail.com (prazo para submissão: 13/11)
4º período: graduasus4@gmail.com (prazo para submissão: 01/12)

Responsável: Simone Beatriz Pedrozo Viana
E-mail: seminariopetversus@gmail.com

Voltar para todos os eventos