Univali leva exposição “Disorder” ao Floripa Shopping

Mostra provoca reflexões, ao mesmo tempo que acena para possibilidades de reorganização e reinvenção do segmento


por Natália Uriarte Vieira | 27/04/2017

Florianópolis – O curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) leva para o Floripa Shopping, em Florianópolis (SC), a exposição "Disorder". Composta por peças do acervo da Modateca, a mostra pretende provocar reflexões relacionadas à fabricação e consumo de produtos de moda na atualidade, ao mesmo tempo em que acena para as possibilidades de reorganização e reinvenção do segmento. A visitação ocorre entre os dias 28 de abril e 31 de maio, no piso superior, próximo às Lojas Renner.

2017-04-27- Exposição Disorder- A Nômade3.png2017-04-27- Exposição Disorder - A Nômade.png2017-04-27- Exposição Disorder - A Nômade2.png

A mostra é dividida em três atos, com organização do coletivo curatorial formado por Bianka Cappucci Frisoni, professora e coordenadora do curso de Design de Moda da Univali, e pelos docentes Mônica Krinke e Renato Riffel. No primeiro ato são pensadas as relações de produção e consumo na moda contemporânea. Já o segundo ato convida a contemplar os trânsitos, os deslocamentos, as desconstruções e reconstruções permanentes das vivências atuais, em um contexto em que nada é fixo, tudo é transitório.  Na vitrine, o terceiro ato versa sobre as possibilidades da recriação, onde os opostos, ao invés de divergirem, tendem a dialogar.

A exposição fotográfica "A Nômade" integra a mostra "Disorder", com fotos de Vanessa Alves, professora do curso de Fotografia da Univali, e produção de moda de Caroline Santos, professora do curso de Design de Moda da Univali. O trabalho contou com envolvimento de modelos e profissionais parceiros, e apresenta abordagem da moda sobre a transitoriedade.

"É um trabalho bem diferente, que objetiva realmente desconstruir, desorganizar, para reconstruir. Por exemplo, pegamos uma camisa do acervo que, da forma que ela foi apresentada, tornou-se uma saia. São questões que permeiam a contemporaneidade", pondera a professora Bianka.

O historiador Renato Riffel, que compõe o coletivo curatorial, lembra que na trajetória humana, apesar dos tempos sombrios vividos sempre prevaleceu a capacidade de reinvenção. "Se o princípio era o caos e dele se fez luz, poderíamos usar aqui metáfora semelhante: da desordem poderá nascer uma nova possibilidade de mundo para a moda", destaca.

Serviço

O que: Exposição "Disorder"

Quando: De 28 de abril a 31 de maio

Onde: Piso superior do Floripa Shopping, próximo às Lojas Renner. Floripa Shopping – Rodovia SC 401, 3116, Saco Grande, Florianópolis - SC

Mais informações: (47) 3261-1235, na coordenação do curso de Design de Moda da Univali.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade