Serviço de Atendimento à Pessoa Surda promove ação de Páscoa para crianças

Professores do SAPS apresentam um teatro inspirado na história da autora Ruth Rocha

por Flaiane Lizote | 26/03/2024

​O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS), vinculado ao curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), promove entre os dias 25 a 28 de março, no Campus Itajaí, uma ação de páscoa para as crianças deficientes auditivas, educandas do SAPS, e às crianças ouvintes da Educação Infantil do Colégio de Aplicação da Univali (CAU). A ação conta com a apresentação de uma peça de teatro chamada “Vivinha e os Ovos de Páscoa", encenação inspirada na história: “O coelhinho que não era de Páscoa", da autora Ruth Rocha.
Foto 1 Ação de Páscoa (002).jpeg
#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de estudantes e professores sorrindo e posando para foto. O grupo de pessoas está em um jardim ao ar livre.

A ação faz alusão à semana de Páscoa e tem como objetivo proporcionar às crianças do SAPS e do CAU, um momento interativo, inclusivo e de conhecimento, propiciando um espaço de integração entre crianças com deficiência auditiva e as crianças ouvintes.
Páscoa SAPS - Foto Dales Hoeckesfeld - 0005.jpg

“Esta parceria entre o SAPS e CAU promove a inclusão de forma natural e espontânea. As crianças do CAU aprendem alguns sinais de libras durante o teatro e todos os alunos saem para procurar os ingredientes para confecção dos ovos de Páscoa, mesclando crianças ouvintes e surdas nesta brincadeira parecida com caça ao tesouro", explica a responsável pelo SAPS, Elisa Gugelmin Distefano.

A peça de teatro aborda a situação de um coelhinho surdo que se esquece de colocar os aparelhos auditivos e não escuta a ordem dada pela mãe que era para não comer os ovinhos de Páscoa que seriam vendidos para contribuir com a renda da família. Durante a encenação,  os professores do SAPS enfatizam sobre a importância de a criança surda nunca esquecer de colocar os aparelhos e chama a atenção das crianças ouvintes sobre o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), e do implante coclear, mostrando que algumas crianças deficientes auditivas conseguem falar e outras utilizam a libras para se comunicar.
Páscoa SAPS - Foto Dales Hoeckesfeld - 0012.jpg

A releitura da peça de teatro “Vivinha e os Ovos de Páscoa" acontece durante a semana em duas sessões. No período matutino, às 10h30 e, no período vespertino, às 15h30, no jardim do Centro de Vivência Univali.

Sobre o SAPS - O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS) é responsável pelo atendimento pedagógico especializado de usuários surdos, com o objetivo de oferecer um serviço de educação especial organizado institucionalmente para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns, viabilizando a sustentação e a construção da educação inclusiva. Atualmente, 78 educandos, entre crianças, adolescente e adultos, são atendidos pelo SAPS.