Univali e Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí inauguram horta pedagógica

Espaço foi construído no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

por Roberta Ramos | 08/03/2024

​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica, inauguraram nesta sexta-feira, 8, uma horta pedagógica no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cepics).

Horta Cepics  (2).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas sorrindo em um espaço com um gramado e uma placa branca ao fundo.

A fitoterapia como prática no Sistema Único de Saúde (SUS) em Itajaí foi implementada em 2019 por meio do projeto Farmácia Viva, vinculado ao programa de extensão Plante Saúde. A iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e do curso de Farmácia da Univali é executada em parceria com a Gerência de Assistência Farmacêutica do município.

O objetivo do projeto é subsidiar ações que vão desde o cultivo de plantas medicinais até a dispensação ao usuário, com incentivo para o cultivo local, conforme preconizam os programas nacionais voltados à prática da fitoterapia.

“Hoje nós demos mais um passo importante para a materialização do Plante Saúde e com muita alegria estamos inaugurando a terceira horta no município com a finalidade de fortalecer a fitoterapia. O Cepics é o berço das práticas integrativas no município e ocupa um lugar privilegiado, articulando diferentes setores em prol da promoção de saúde da população. O nosso objetivo é conectar o ensino ao cuidado à saúde e ao meio ambiente, valorizando o conhecimento científico, os saberes e as práticas tradicionais sobre as plantas medicinais", destacou a coordenadora do programa Plante Saúde, professora Angélica Garcia Couto.

Horta Cepics  (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra um gramado com diversos canteiros com plantas.

O Cepics existe desde 2008 e oferece tratamentos como homeopatia, acupuntura, auriculoterapia, fitoterapia, ozonioterapia, ventosaterapia, moxaterapia e massoterapia, além de práticas de yoga, reflexoterapia, do-in e dança circular. O local também recebe os acadêmicos da Escola de Ciências de Saúde da Univali para atividades de extensão e estágio.

“A horta pedagógica vem como um selo para o trabalho que a gente já vem fazendo em parceria com a Univali com foco nas atividades de extensão, ensino e serviço. Com este espaço, de fato, vamos conseguir oferecer para a comunidade aquilo que foi desenvolvido na teoria e que agora começa a ser colocado em prática", salientou o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

Mais informações: com a professora Angélica Garcia Couto - (47) 3341-7534.