Pesquisa traça imagem institucional dos Colégios de Aplicação da Univali

Grupos focais envolvem pais, alunos e professores das unidades de Balneário Camboriú, Itajaí e Tijucas

por Natália Uriarte Vieira | 11/07/2018

Santa Catarina – Os Colégios de Aplicação da Univali realizam neste ano, uma pesquisa que apontará questões que permitirão entender melhor o processo de construção da identidade dos colégios e do reconhecimento de sua imagem. Os grupos focais, abordagem metodológica utilizada como pesquisa qualitativa, envolvem pais, alunos e professores das unidades de Balneário Camboriú, Itajaí e Tijucas.

2018-07-11-Grupo Focal - Pesquisa CAU.png

A pesquisa "Identidade e Imagem Institucional dos Colégios de Aplicação da Univali" iniciou em julho e seguirá ao longo do semestre. Segundo as coordenadoras da pesquisa, professoras Regina Célia Linhares Hostins, diretora de Educação Univali, e Sandra Regina Cristina Vanzuita da Silva, coordenadora da Educação Básica da Instituição, esta é a primeira vez que uma pesquisa desse cunho é desenvolvida com estas três categorias. "Os primeiros encontros foram surpreendentes. O resultado trará elementos de análise para a elaboração do planejamento estratégico, mudanças nas orientações pedagógicas, atendimento à demanda de pais e alunos, melhorias na matriz curricular e infraestrutura dos Colégios", destaca a professora Sandra.

As professoras responsáveis pelo projeto, diretores e orientadores pedagógicos dos colégios conduzem os grupos focais. Para manter a neutralidade foram trocados os espaços de aplicação, ou seja, moderadores do CAU Itajaí aplicam em Tijucas, moderadores de Balneário Camboriú aplicam em Itajaí, e moderados de Tijucas aplicam também em Balneário Camboriú e Itajaí.

2018-07-11-Grupo Focal - Pesquisa CAU4.png

O grupo focal está dividido em três categorias distintas: pais, alunos e professores. Além disso, é composto por dois grupos: Grupo 1 – representantes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e Grupo 2 - representantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Os critérios utilizados para a composição dos alunos participantes foram guiados pelo tempo em que que estudam na escola (veteranos e calouros); pela localização residencial (de Itajaí e outra cidade); pelo vínculo que os pais possuem com a Univali (filhos de funcionários administrativos e de professores); pelo equilíbrio entre o número de gêneros e também pelos benefícios de estudo: alunos com ou sem bolsa de estudos. Os critérios para a seleção dos pais são os mesmos aos dos alunos, todavia, para composição do grupo de professores a seleção diferenciou-se pelo tempo de vínculo institucional que o professor possui.

Mais informações: (47) 3341-7919, na Coordenação de Educação Básica.