Liga Acadêmica de Comportamento Alimentar firma parceria com associação internacional

Objetivo é ampliar a conscientização sobre transtornos alimentares

por Roberta Ramos | 26/02/2024

A Liga Acadêmica de Comportamento Alimentar (Laca), vinculada ao curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), firmou uma parceria internacional com a The National Eating Disorders Association (Neda), organização dedicada à conscientização e ao apoio a pessoas afetadas por transtornos alimentares nos Estados Unidos.

“A parceria com a organização internacional é uma iniciativa inovadora e um importante passo da Laca. Os distúrbios e transtornos alimentares são um problema global que afeta indivíduos de todas as idades, gêneros, origens étnicas e com grande incidência nos universitários da área da saúde. Essa colaboração internacional destaca a importância de democratizar o conhecimento e posicionar o cenário brasileiro na Semana de Conscientização sobre Transtornos Alimentares (EDAW), especialmente dentro da comunidade acadêmica", afirma a coordenadora do curso de Nutrição e orientadora da Laca, professora Joanna Sievers.

Laca Univali.jpg#PraTodosVerem Imagem desfocada mostra uma mulher em segundo plano tocando em ícones relacionados à comida em primeiro plano.

Os transtornos alimentares são condições psiquiátricas caracterizadas por alterações persistentes nas refeições ou em comportamentos relacionados aos hábitos alimentares. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia e compulsão alimentar.

"Estamos entre os poucos brasileiros a participar desta parceria internacional e isso é resultado da nossa dedicação em evoluir nos estudos a respeito do comportamento alimentar. O compromisso da Liga é evoluir a comunicação sobre o tema para uma abordagem responsável e oferecer suporte às pessoas que já viveram ou vivem com transtornos alimentares, além de reforçar a relevância da saúde pública", destaca a presidente da Liga, Aline Angela Carvalho de Araujo.

Para marcar o início das atividades conjuntas a Liga Acadêmica realiza, até o dia 3 de março, ações de conscientização nas redes sociais e presencialmente no Campus Itajaí. Além da série de posts no Instagram, os integrantes da Laca estarão com um stand no bloco F para a distribuição de material informativo e acolhimento para pessoas que precisam de ajuda. A atividade será realizada no dia 27 de fevereiro das 17h30 às 19h e no dia 1 de março das 11h30 às 14h.

"Cada indivíduo pode desempenhar um papel crucial ao dar visibilidade para os transtornos alimentares e fazer com que mais pessoas que precisam de ajuda percebam isso e sejam acolhidas", complementa a diretora de Extensão da Laca e responsável pela parceria, Rafaella da Silva.

Mais informações: instagram.com/laca.univali