Competição acadêmica fomentará consultoria à Cooperativa de Catadores de Recicláveis

Desafio PMPGIL 2018 será lançado dia 31 de agosto

por Natália Uriarte Vieira | 22/08/2018

Santa Catarina – O Desafio PMPGIL 2018, competição acadêmica do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), envolverá os mestrandos na realização do diagnóstico e consultoria científica para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itapema (Cooperitapema). O primeiro encontro entre os mestrandos e doutorandos da Univali e a Cooperativa ocorrerá no dia 31 de agosto, às 9h, com o lançamento do desafio, na sede da Cooperitapema.

2018-08-22-cooperativa de catadores Itapema.png

O trabalho da Univali na Cooperativa terá como diretriz a questão do gênero, da dignidade humana no trabalho e da geração do valor, ou seja, abordará questões relacionadas ao lixo, à mulher, à saúde destas mulheres e à gestão. No lançamento haverá uma apresentação sobre a Cooperativa. Posteriormente, os mestrandos serão divididos em equipes para um trabalho aprofundado de análise dos desafios e oportunidades da organização e, ao final do processo que se estenderá até fim do ano, os grupos irão propor soluções, baseadas em conceitos e estudos científicos agregados em todas as disciplinas do curso.

Depois do lançamento, às 11h, o grupo de mestrandos, professores e representantes da Cooperativa participarão de uma reunião no Plenarinho da Prefeitura de Itapema, com a prefeita Nilza Nilda Simas, para conhecer as políticas públicas do município relacionadas à Cooperativa.

A professora Dinorá Eliete Floriani, coordenadora do PMPGIL e professora do PPGA, explica que este é o terceiro ano da competição Desafio PMPGIL, que consiste em uma disciplina do Mestrado. A cada edição, uma empresa ou organização é escolhida. Os resultados, segundo ela, têm sido positivos, com aproximação da Universidade com o mercado, a troca de experiências e a proposição de soluções que podem ajudar no desenvolvimento da organização participante, podendo gerar impactos positivos a população em geral. "O PMPGIL tem em sua essência a busca contínua pela interação com o mercado e o vínculo social e o PPGA agrega a profundida acadêmica para o desafio", afirma.

Mais informações: (47) 3341-4203, no Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística da Univali.