Centro de Memória e Documentação Histórica da Univali ganha dois novos endereços

Acervo pode ser conferido presencialmente, na Biblioteca do Campus Itajaí e pela internet

por Wagner José Mezoni | 16/09/2021
​Itajaí - O Centro de Memória e Documentação Histórica da Fundação Universidade do Vale do Itajaí terá dois novos endereços a partir de segunda-feira, 20. O primeiro, presencial, será na Biblioteca Central Comunitária do Campus da Universidade em Itajaí. O segundo será uma versão digital do espaço em que é possível conferir boa parte do acervo já digitalizado e catalogado e disponível por meio do link www.univali.br/centrodememoria.

O Centro de Memória e Documentação Histórica da Univali conserva os principais momentos da trajetória institucional do que é hoje a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Por meio de fotografias e documentos, que testemunham o crescimento da universidade, o espaço conta a história da instituição que surgiu, em 1964, da demanda da sociedade itajaiense por acesso ao ensino superior.

No espaço estão preservados, também, prêmios, discursos, convites de formatura, quadros, arquivos de áudio e vídeo de campanhas institucionais, comerciais, reportagens e programas de rádio e televisão, vestimentas protocolares, projetos, livros e tantos outros materiais que preservam a história da Universidade.

Memória Digital

Desde 2018 o acervo passa por processamento técnico de digitalização, registro fotográfico e catalogação para compor um grande banco de dados com informações que estarão disponíveis por meio de acesso pela plataforma Sharepoint, a partir do dia 20 de setembro, em versão desktop e mobile, por meio de download do aplicativo Sharepoint.

Até o momento estão catalogadas e disponíveis para consulta na internet:

• 4,1 mil fotografias – cerca de 10% do total da coleção fotográfica;
  • 1,8 mil convites de formatura;
  • 5 mil arquivos de clipagem on-line dos anos de 2016 a 2019;
  • Mil volumes de clipagem de jornais e revistas dos anos de 1964 a 2019;
  • 951 livros, revistas e publicações institucionais;
  • 812 objetos entre roupas, quadros, bandeiras, certificados, prêmios, homenagens e outros.

O processo de catalogação, capitaneado pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, é contínuo e, em breve, serão disponibilizados arquivos de áudio e vídeo para consulta.

Alunos, professores, colaboradores e Comunidade Alumni da Univali poderão realizar consultas ao acervo já processado de maneira digital por meio dos e-mails @univali.br e @edu.univali.br.

Para a comunidade externa será necessário preenchimento de cadastro disponível no endereço www.univali.br/centrodememoria.