Estudante projeta jogo sobre ansiedade e disputa cinco prêmios no SB Games

Projeto foi desenvolvido por aluno da Univali como trabalho de conclusão de curso

por Carina Carboni | 16/10/2023

O game Just Breathe, projetado pelo acadêmico Guilherme Luzardo Carvalho, disputa cinco prêmios do 22º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), um dos principais eventos do segmento na América Latina. Neste ano, a competição acontece na cidade de Rio Grande (RS) e os projetos vencedores serão divulgados no dia 9 de novembro.

O game, que aborda sobre o tema da ansiedade, foi desenvolvido pelo estudante como trabalho de conclusão do curso Design de Games, realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). “A ansiedade social, também chamada de fobia social, muitas vezes é confundida com timidez. É um tema que precisa ser mais discutido. Percebi, durante a pesquisa, que são escassos os jogos que abordam especificamente sobre isso, então, decidi desenvolver um jogo que buscasse retratar essa realidade.", conta o estudante.

Jogo Just_Breathe é finalista no SB Games_16102023_.jpg
#ParaTodosVerem: Imagem em preto e branco mostra, ao fundo, a personagem principal do jogo. Em destaque há 5 selos sobre as categorias que o jogo disputa na competição.

Just Breathe está na disputa da categoria profissional “Melhor Serious Game" - que avalia jogos com objetivos educacionais ou de conscientização - e da categoria estudantil, na qual concorre como “Melhor Jogo", “Melhor Narrativa", “Melhor Visual" e “Melhor Áudio".

O professor orientador do projeto, Rafael Marques de Albuquerque, afirma que é a primeira vez que um jogo produzido por um estudante da Univali é finalista em cinco categorias. Para o docente, o resultado reflete a versatilidade e a formação ampla presentes no curso Design de Games.

“É muito desafiador criar sozinho todas as partes que compõem um game, ainda mais num curto prazo. Esta classificação em áreas tão distintas demonstra que o Guilherme aproveitou bem cada disciplina da graduação e soube sintetizar e aplicar este aprendizado no seu projeto", observa.

estudante da univali projeta game sobre ansiedade_16102023_.jpg
#ParaTodosVerem: Imagem em preto e branco traz as seguintes frases em destaque "I feel awful to be honest", "I'm excited" e "I'm overwhelmed". Ao fundo há dois personagens do jogo sentados ao lado de uma mesa.

O estudante revela que a elaboração da narrativa foi um dos grandes desafios do projeto. “Por ser um tema delicado, tive dúvidas sobre quais situações seriam retratadas no jogo. Então, foi preciso pesquisar muito, para entender mais sobre essa condição. O professor Rafael foi um guia fundamental no projeto, especialmente nessa questão.", reconheceu Carvalho. Traduzir a experiência da ansiedade social para o ambiente do jogo, foi outra etapa que exigiu esforço. “Foi um processo de experimentação, de tentativa e erro.", relembra.

Sobre o Jogo

Just Breath conta a história de Sam, que precisou mudar-se para a casa de seu pai. Em uma nova cidade, tudo é novo: escola, família e amigos. Enquanto a novidade pode ser estimulante para muitas pessoas, as inseguranças e os pensamentos intrusivos de Sam fazem com que tarefas simples se tornem desafios. Durante o jogo, os pensamentos da protagonista aparecem como frases na tela. O jogador pode clicar nessas frases para remover os pensamentos ruins e acalmar a personagem.

estudante da univali projeta game sobre ansiedade_16102023__.jpg

“Quando a ansiedade de Sam aumenta, vários elementos aparecem: um som de batimento cardíaco começa a tocar, a imagem treme, uma fumaça começa a obstruir os cenários do jogo e a quantidade de pensamentos na tela aumenta, simulando o pensamento acelerado que pode ocorrer em uma situação de estresse.", conta o autor do jogo.

O trailer e a versão atual de Just Breath podem ser acessados, de forma gratuita, neste link: https://shinystarmie.itch.io/just-breathe.

Histórico de participações

O professor Albuquerque ressalta que os estudantes de Design de Jogos e Design Gráfico da Univali tem participado ativamente do SB Games nos últimos anos. Inclusive, o jogo “Era uma Vez - Um momento. Uma memória. Uma vida", desenvolvido por Liriel Espindola de Souza, também concorre ao prêmio de “Melhor Jogo Analógico" nesta edição.

Confira mais participações dos estudantes da Univali no SB Games:

“Will of Thy Heat" - Andrée Burlamaqui (2020)
- Finalista em “Melhor Jogo" feito por estudante

“Anhangá – O guardião da mata" - Mikaela Fernanda Casagrande e Igor Junker Corrêa (2020)
- Vencedor em “Melhor Concept Art"

“Caruani" - desenvolvido por uma equipe de estudantes (2021)
- Vencedor em “Melhor Arte" feita por estudante
- Menção honrosa em “Melhor Jogo" feito por estudante
- Finalista em “Melhor Som" feito por estudante

“O Fantástico da Ilha" - Talita Dias de Souza (2022)
- Vencedor “Melhor Jogo de Tabuleiro"