Professor Jubilut virou “webcelebridade” com aulas no Youtube


por Univali | 16/09/2015

Paulo Jubilut é, definitivamente, uma webcelebridade. O egresso do Colégio de Aplicação (CAU) e do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da Univali se tornou um fenômeno da internet fazendo vídeoaulas de biologia, que atraíram mais de dois milhões de seguidores no Facebook e cerca de 480 mil inscritos no seu canal do Youtube. Jubilut esteve na Univali, no dia 2 de setembro, durante o BioEncontros, e com muita descontração, contou sua trajetória para acadêmicos e “fãs”.

2015-09-jubilut.jpg
Professor de cursinhos presenciais de pré-vestibular por mais de 10 anos, o biólogo decidiu largar tudo, após um desentendimento com uma aluna, filha de um juiz, que pediu sua demissão. Ao se deparar comuma situação delicada e sem fonte de renda fixa, iniciou um blog, sem pretensões, e passou a fazer aulões por meio da sua Twitcam. “Eu estava desistindo de ser professor, aquela foi uma forma de ‘eternizar’ os meus conhecimentos antes de largar a profissão”, comenta.

O conteúdo despertou o interesse dos internautas, e Jubilut decidiu investir no ensino online.  Hoje, seus vídeos no Youtube ultrapassam 20 milhões de acessos. Ele criou, também, uma plataforma de ensino chamada ‘Biologia Total’, com cursos onlines e simulados, para assinantes. A fama se espalhou, e Jubilut foi convidado para ser consultor de biologia no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, na Rede Globo.

“Um trabalho para ser reconhecido, precisa ser útil, tem que causar um impacto positivo, levar algo benéfico à vida das pessoas”, afirma.

Para Jubilut, as vídeoaulas são materiais complementares ao ensino presencial e a interação com os alunos, apesar de ocorrer de forma virtual, é muito grande. Os vídeos misturam educação e entretenimento, e chamam a atenção dos vestibulandos pela descontração e pelo fácil acesso aos jovens, acostumados a estudarem com apoio da tecnologia.

 2015-09-jubilut 3.jpg
Querido pelo público, Jubilut sentiu-se em casa na Univali. Depois de passar boa parte da sua vida escolar no CAU, inclusive o Ensino Médio, ele fez a graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina, e voltou para a Univali para fazer o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. “A Univali é como uma mãe pra mim”, brinca. “Ela faz parte da minha história e foi um dos degraus que me levaram a chegar aonde eu cheguei”, completa Jubilut.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade