12/03/2015

Dom para lidar com o mercado global rende cargo em Brasília

por Univali

Acostumando-se aos ares do planalto central. Gustavo Sperandio Fernandes, diplomado no curso de Comércio Exterior da Univali está em Brasília há poucos meses para uma importante missão: trabalhar pelo desenvolvimento do comércio exterior do País na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Antes de aportar na capital federal para atuar na Gerência para Ásia e Américas e Gerência Executiva de Imagem e Acesso a Mercados da Apex, Gustavo trilhou um caminho de aperfeiçoamento e vivências em empresas multinacionais no setor alimentício e metalúrgico.

Muito antes de se formar, em 2006 deixou a faculdade e o emprego em uma agência de publicidade para fazer intercâmbio em Dublin, na Irlanda. A ideia principal era aprimorar o inglês, mas a experiência foi muito além: rendeu autoconhecimento. Gustavo ficou um ano trabalhando como garçom, estudando inglês e francês e viajando pelos países vizinhos.

Curioso, buscava a convivência com culturas e idiomas diferentes, e ouvir o que pensavam sobre o Brasil. E assim, antes mesmo de deixar a Europa, já tinha se dado conta que a área de comércio exterior tinha muito a ver com seus novos objetivos.

Ao voltar para o Brasil, iniciou a faculdade de Comércio Exterior na Univali e mergulhou de cabeça na profissão. “A universidade é a base de tudo, é o que fornece todos os conhecimentos necessários para o profissional entrar no mercado de trabalho e aprimorar seus conhecimentos na prática. Entretanto, acredito que acima de todos estes conhecimentos técnicos necessários, estão fatores comportamentais, como ética, honestidade e respeito”, opina.

Seu primeiro emprego foi como trading de Itajaí na multinacional holandesa Agro International, atuando na exportação de carne congelada. Depois de um ano, ingressou na Irmãos Lippel Cia Ltda, iniciando como analista e tendo um papel importante no desenvolvimento do departamento de comércio exterior da indústria metalúrgica. A competência resultou em promoções e Gustavo tornou-se Gestor de Negócios Internacionais, encabeçando todos os processos gerenciais e estratégicos de comércio internacional da empresa.

2015-03-gustavo.jpg
Foi em feiras e eventos internacionais que Gustavo conheceu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), e percebeu os resultados das ações da agência para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. “Passei a me interessar cada vez mais pela agência e acompanhar os processos seletivos. Felizmente, passei no primeiro concurso que participei”, conta.

Persistência é seu lema de vida, e com tantos desafios pela frente, Gustavo se sente motivado para contribuir para avanços do Brasil no complexo comércio global. “A experiência já está sendo maravilhosa, estou muito feliz e orgulhoso em fazer parte do time da Apex. Não há nada melhor do que trabalhar com o que se gosta, ainda mais quando se representa o nosso próprio país”, afirma.

 
Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade