Se andar em uma montanha-russa dá frio na barriga, imagina como é lançar um novo produto no mercado? Lennon Romano Bisolo, egresso do curso de Ciência da Computação, embarcou nessa aventura. Ele, e o sócio Franco Gonçalves criaram o Rilix Coaster, um simulador de montanha-russa imersivo que utiliza tecnologias de realidade virtual, que está se tornando um sucesso em todo o País.
Brinquedo exibido no OPA e o empresário Lennon Bisolo.
O brinquedo está dando o que falar e reúne um público curioso em feiras, eventos e, recentemente foi até destaque no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Durante o OPA, a garotada se divertiu com a invenção.
“No período em que eu estava na faculdade ainda não se falava em realidade virtual. Essa tecnologia passou a ser explorada e difundida a partir de 2013, época em que eu estava terminando o mestrado. Soube que estavam criando óculos com realidade virtual nos Estados Unidos e resolvi comprar para testar a novidade já que sempre fui apaixonado por games”, conta Lennon.
A ideia de criar um simulador de montanha-russa nasceu quando ele percebeu a carência do mercado de entretenimento para um brinquedo inovador e empolgante, a ser explorado em parques, casas de festas infantis (buffets) e fliperamas de shoppings centers.
“Como a realidade virtual ainda não é muito difundida, optamos por criar um equipamento simples de usar. Ele é portátil, pesa menos de 50 kg, não necessita de muito espaço e sua manutenção é quase zero se comparada a de outros brinquedos”, comenta o egresso.
O Rilix Coaster funciona por meio de um conjunto de hardware e software desenvolvidos pela Rilix e sua operacionalização é feita por meio de dois botões, além do uso do óculos de realidade virtual entregue ao usuário no momento em que coloca o equipamento. Daí para frente ele fica 100% imerso no jogo, passeia pelos cenários e tem todas as sensações de estar em uma montanha-russa de verdade.
Adrenalina para empreender
Com quase 100 simuladores instalados e mais de 120 mil pessoas que já experimentaram o brinquedo, a Rilix já comemora presença no mercado. No entanto, Lennon garante que o início foi desafiador, sem apoio financeiro ou alguma empresa da mesma área como referência para pesquisa ou se inspirar.
Mesmo com a dificuldade para entrar no mercado, e com uma boa dose de ousadia, a dupla mergulhou fundo no projeto. “No início da empresa participamos de uma importante feira de negócios do setor de entretenimento e já tivemos alguns early adopters (pessoas curiosas, que experimentam novidades)”, relata Lennon.
Daí para frente, os empresários continuaram trabalhando no desenvolvimento e melhoramento do hardware, e depois de um ano e meio conseguiram alavancar as vendas e manter constância. Atualmente, o Rilix Coaster está presente em diversas regiões do país.