SharePoint

Financiamento Estudantil (Fies)


O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

No 2º semestre de 2017 a distribuição das vagas seguirá os critérios específicos estabelecidos na Portaria n.º 12, de 06 de julho de 2017.

Vagas Remanescentes

Observação:

    • A oferta de vagas respeitará a disponibilidade orçamentária e financeira do FIES

O Processo Seletivo FIES está dividido em quatro etapas:


1ª Etapa: Inscrição no site Fies Seleção

No período de 25 a 28 de julho de 2017, os estudantes deverão acessar o endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br e preencher a ficha de inscrição.

2ª Etapa: Inscrição no SisFies

O resultado dos alunos pré-selecionados da chamada única e a lista de espera será divulgado no dia  31 de julho, nos seguintes endereços eletrônicos: http://fiesselecao.mec.gov.br, http://sisfiesportal.mec.gov.br, ou ainda, na Central de Atendimento do MEC, por meio do número telefônico 0800 616161.

O estudante pré-selecionado no FIES que não efetuou a sua matrícula em 2017/2 deve comparecer na Univali - secretaria do seu respectivo curso - com os documentos para a efetivação da matricula.

Documentos para realização da matrícula:

  • Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;

  • Fotocópia da Carteira de Identidade (conforme o nome completo da certidão de nascimento ou de casamento);

  • Fotocópia do título de eleitor e o comprovante da última votação;

  • Fotocópia do CPF;

  • Fotocópia do Certificado de Reservista (ou documento que comprove quitação com o Serviço Militar);

  • Diploma ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio (fotocópia e original);

  • Histórico Escolar de Ensino Médio (fotocópia e original);

  • Uma foto 3x4 recente;

  • Comprovante do Atestado de Vacina contra rubéola para mulheres de 12 a 40 anos (Lei 10.196, de 24/07/96);

  • Comprovante de residência.

A inscrição no SisFies está condicionada a inscrição na primeira etapa (Fies Seleção).Os estudantes pré-selecionados na chamada única deverão realizar nova inscrição no SisFies a partir do dia 1º de agosto de 2017.

3ª Etapa: Comparecimento à CPSA

Após a conclusão da inscrição no SisFies (http://sisfiesportal.mec.gov.br), o estudante terá 5 dias (estabelecido pelo MEC)  para comparecer à CPSA da Univali para entrevista com análise documental, a fim de que sejam verificadas as informações prestadas nas fichas de inscrições.

4ª Comparecimento ao Agente Financeiro 

Após comparecimento à CPSA, o estudante terá 10 dias (estabelecido pelo MEC) para comparecer ao Agente Financeiro para entrevista com análise documental, a fim de que sejam verificadas as informações prestadas nas fichas de inscrições. 

Se em todas as etapas houver deferimento, o estudante obterá um contrato de Financiamento Estudantil junto ao agente financeiro, que deverá obrigatoriamente ser entregue à CPSA. Somente após isso, será concedido o financiamento nas parcelas por toda semestralidade.

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Financiamento Estudantil (Fies)