Mestrado Profissional


Mestrado Profissional: o que significa?

O Mestrado Profissional, é uma modalidade de Curso stricto sensu que foi instituída pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) através da Portaria no 080/98, constante no site: http://www.capes.gov.br.

Possui como foco as práticas profissionais e a produção do conhecimento com a finalidade de refletir e intervir sobre o que está acontecendo nos serviços enquanto o Mestrado Acadêmico se volta especificamente para a formação do "professor" e de um futuro pesquisador que provavelmente fará o doutorado.

Nosso Curso capacita para atuar neste novo modelo, de modo interdisciplinar, utilizando intervenções sistematizadas, que poderão contribuir com a produção de conhecimento na área da saúde e na área específica do mestrando.

A estrutura curricular de um Mestrado Profissional dá ao aluno a formação necessária para lecionar e/ou ingressar em um Curso de Doutorado, uma vez que contempla disciplinas de cunho teórico-metodológico, além de outros pré-requisitos para obtenção do título de Mestre, que culminam na elaboração da dissertação a ser defendida em banca pública. Ou seja, a dinâmica é a exatamente a mesma de um Mestrado Acadêmico. Válido dizer também que, normalmente, quando são abertos os editais para docência em faculdades, universidades e/ou institutos, exige-se a titulação de Mestre ou de Doutor sem mencionar se Profissional ou Acadêmico

Por que Mestrado Profissional?

A opção por um Mestrado Profissional resultou de estudos para a decisão entre uma proposta acadêmica, nos moldes tradicionais, ou o investimento nesta ‘nova’ possibilidade oficialmente disponibilizada pela CAPES. Atualmente vivemos um momento em que urgem transformações nas práticas assistenciais e gerenciais, sob pena de que os avanços requeridos pelo Movimento da Reforma Sanitária  e pelo Sistema Único de Saúde não alcancem êxito.

Para tanto, é necessário um profissional que ao atuar, reflita sobre o processo de trabalho em saúde, de modo a diminuir a medicalização da sociedade, ao mesmo tempo em que produz conhecimento e cria outros modelos assistenciais e gerenciais que valorizem a autonomia e a participação de todos os atores envolvidos – usuários, profissionais e gestores.

 

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Mestrado Profissional