Linhas de Pesquisa


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As pesquisas do Mestrado em Computação Aplicada (MCA) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) estão concentradas nas seguintes linhas:  

Sistemas Embarcados e Distribuídos (SED) 

Envolve a investigação de aspectos associados ao projeto de sistemas computacionais embarcados e de sistemas computacionais distribuídos, e a combinação de ambos. 

Professores:   

  • Dr. Alejandro Rafael Garcia Ramirez 
  • Dr. Cesar Albenes Zeferino 
  • Dr. Douglas Rossi de Melo ​
  • Dra. Michelle Silva Wangham 
  • Dr. Wemerson Delcio Parreira 


Temas de Pesquisa: 

Aceleradores em Hardware

​A​borda o projeto de processadores dedicados para acelerar a execução de tarefas críticas em hardware com vistas ao aumento do desempenho e da eficiência energética, tendo como foco na aceleração de algoritmos de processamento digital de imagem.​​

Aplicações Espaciais 
Aborda o projeto d​​e sistemas computacionais embarcados, incluindo hardware e software, para atender aos requisitos impostos por aplicações na área aeroespacial.
Comunicação Alternativa 
Aborda o projeto de soluções que permitam que pessoas com deficiências motoras e da fala possam se comunicar, melhorando a ​qualidade de vida. São investigados aspectos relacionados às novas formas de interação humano-computador.
Controle ótimo 
Aborda o estudo e​​ aplicação de estratégias de controle ótimo (model predictive control).
Gestão de Identidade​ e de Acesso 
Aborda o projeto de soluções baseadas nos modelos de gestão de identidade digital federada e de identidade au​to-soberana (que usa blockchain), com foco no desenvolvimento de infraestruturas interoperáveis, adaptativas e centradas no usuário.
Infraestruturas de segurança para Internet das Coisas 
São investigada​s soluções flexíveis e eficientes para prover, principalmente, autenticação e autorização em diferentes domínios de aplicação da IoT, tais como saúde, Indústria 4.0 e cidades inteligentes.
Internet das Coisas 
Aborda arquiteturas, tecnologias e aplicações de sistemas embarcados e distribuídos integrados via Internet, com ên​fase em aspectos relacionados à segurança, privacidade e projeto eficiente de hardware e software.
Mobilidade Assistida 
Ajudas eletrônicas para viagens: Aborda o projeto de soluções para a mobilidade destinadas a detectar obstáculos ou ori​​entar o deficiente visual. São investigados aspectos relacionados às tecnologias existentes e às formas de representação da ajuda sensorial. 
Modelagem Estocástica 
Aborda o desen​volvimento e aplicação de modelos estocásticos e de simulação para análise de sistemas reais que envolvem elementos de incerteza e de caráter aleatório. São aplicados no apoio à tomada de decisão e no projeto de filtros adaptativos.  
Otimização linear, não-linear e inteira mista 
Aborda o estudo e aplicação de algoritmos de otimização, bem como estratégias de linearização, relaxação e decomp​osição. Com foco em sistemas de transporte inteligentes, sistemas aeroespaciais e produção de petróleo e gás. 
Processamento de Imagens 
Aborda o processament​o visual da informação com base na análise de imagens e vídeos. São investigados algoritmos para manipulação de imagens e vídeos considerando filtragem, realce, segmentação e reconhecimento de padrões. 
Processamento de Sinais 
Aborda o estudo de algoritmos e estruturas de processamento de sinais considerando diferentes aplicações. São investigados sinais de fala, sinais acústicos e sinais biomédicos, com foco em reconhecimento de​ padrões, estimação de sistemas e controle ativo. 
Segurança e privacidade em redes veiculares 
Aborda o desenvolvimento de protocolos e soluções de prevenção, detecção e mitigação de ataques de segurança em redes ​veiculares tripuladas/não tripuladas, bem como soluções que garantam a privacidade dos usuários de aplicações.   
Sistemas e Redes em Chip 
Aborda arquiteturas de ​sistemas multiprocessados e de redes chaveadas integrados em um único chip para aplicações embarcadas e de alto desempenho, com ênfase na qualidade de serviço, segurança e tolerância a faltas. 
Tecnologias Assistivas 
Aborda o pro​​jeto de estruturas robóticas que visam atenuar ou neutralizar deficiências, limitações ou restrições na participação social.  São investigados aspectos relacionados ao hardware, software e a prototipagem 3D. ​


Para maiores detalhes sobre os temas consulte o link professores

Grupos de pesquisa: 

Sistemas Inteligentes e Educacionais (SEI) 

Envolve pesquisas sobre uso de técnicas de Inteligência Artificial para resolução de problemas complexos e sobre temas educacionais abordados sob enfoque computacional.  

Professores:   

  • Dr. Aluízio Haendchen Filho 
  • Dr. André Luis Alice Raabe 
  • Dra. Anita Maria da Rocha Fernandes 
  • Dr. Bruno Araújo Cautiero​
  • Dr. Raimundo Celeste Ghizoni Teive 
  • Dr. Rudimar Luís Scaranto Dazzi 


Temas de Pesquisa: 

Agentes Inteligentes 
Desenvolvimento de sistemas de informação e de apoio à decisão com agentes proativos, adaptativos, capazes de observar o a​​mbiente por meio de sensores e atuar através de atuadores. Podem fazer previsões e predições com técnicas de IA como machine learning. 
Arquitetura e Engenharia de Software 
Especificação de arquit​eturas web, arquitetura orientada a microsserviços, recursos de computação em nuvem, incluindo AWS, e software como serviço. Modelagem de processos BPM, workflows, e desenvolvimento de protótipos com modelagem ágil. 
Computação aplicada a sistemas de energia elétrica 
Aborda o uso ​​de técnicas de IA no desenvolvimento de sistemas de suporte à decisão para as áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. 
Data Analytics 
Aborda a aplicação d​as técnicas de análise de dados para solucionar problemas nas diversas áreas do conhecimento, principalmente em gestão em saúde e meio ambiente. 
Deep learning 
Aborda o estudo de deep learning no auxílio no auxílio à modelagem, controle e otimização de problemas inclui​ndo surrogate models e convex layers. 
Educação em Computação 
Aborda a pesquisa sobre a aprendizagem de temas de Computação como a criação e avaliação de ferramentas, a ​avaliação do Pensamento Computacional e o apoio à sua adoção pelas redes de Educação Básica. Conheça mais em http://lite.acad.univali.br/. 
Informática na Educação 
Aborda o desenvolvimento e avaliação de inovação tecnológica aplicada à Educação. Inclui uma ampla gama de possibilidades de desenvolvimento de software e hardware para apoio a aprendizagem em ambientes formais e informais. ​
Inteligência Aplicada à Engenharia 
Aborda a aplicaçã​o de técnicas de IA para resolver problemas complexos cotidianos, relativos às diversas áreas da engenharia. 
Inteligência Artificial aplicada a análise de imagens 
Aborda a aplicação das técnicas de IA na análi​se de imagens, a fim de extrair dados para tomada de decisão, principalmente nas áreas de saúde e meio ambiente. 
Inteligência Artificial aplicada a Jogos Digitais 
Focaliza a melhoria da ex​periência do jogador com uso de técnicas de IA. ​​
Inteligência Artificial na Educação 
Aplicação de técnicas de PLN e computação cognitiva no contexto educacional. Aborda análise semântica, entendimento do discurso, mineração de textos, sistemas tutores inteligentes, AVA, trilhas de aprendizagem e sistemas de recomendação.​
Machine Learning 
Aborda a aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina para solução de problemas no contexto do Big Dat​a, a fim de descobrir informações estratégicas para suporte à tomada de decisão 
Sistemas Baseados em Conhecimento 
Aborda a aplicação de sistemas baseados em conhecimento com por exemplo sistemas especialistas e raciocínio baseado em casos para toma​da de decisão nas mais diversas áreas. 
Smart Grids 
Busca-se neste tema o desenvolvimento de sistemas inteligentes para solucionar os desafios ​ligados à implantação das redes elétricas elétricas​ inteligentes, no contexto das cidades inteligentes, tais como: detecção de fraudes de energia, previsão de consumo e localização de falhas na rede. 
Smart Toys 
Aborda o design de brinquedos educacionais para crianças enriquecidos por processadores e Internet (IoT), o design de ambientes lúd​​icos imersivos e de interfaces tangíveis para aprendizagem de programação.Aborda análise semântica, entendimento do discurso, mineração de textos, sistemas tutores inteligentes, AVA, trilhas de aprendizagem e sistemas de recomendação. ​


Para maiores detalhes sobre os temas consulte o link professores

Grupos de pesquisa: 

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