Erasmus Plus


Prof. Dr. Maurizio Oliviero, docente visitante do PPCJ/Univali – Embaixador Erasmus da Itália


O programa Erasmus+, financiado pela Comissão Europeia, tem por objetivo reforçar as competências e a empregabilidade, bem como modernizar a educação e a formação da juventude. O programa, iniciado em 2015, abrange um período de sete anos e disporá de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros.

O Erasmus+ dará a oportunidade a mais de quatro milhões de europeus de estudar, seguir uma ação de formação, adquirir experiência de trabalho ou fazer um voluntariado no estrangeiro. O programa também apoiará o estabelecimento de parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho, a fim de colmatar as lacunas existentes em termos de competências na Europa.

O programa também apoiará mais de 125.000 instituições e organizações promovendo a cooperação com as suas congêneres noutros países, no sentido de inovar e modernizar práticas pedagógicas e o trabalho em prol dos jovens. Em parceria, estas entidades ajudarão a garantir que os alunos desenvolvam as competências necessárias ao sucesso no mundo atual.

Por que o​​ Erasmus+?

A Europa tem de dotar os seus cidadãos de formação, competências e criatividade, aspetos necessários à sociedade de conhecimento. O mundo está mudando rapidamente, pelo que é preciso que os sistemas de ensino e formação se modernizem e se adaptem às novas formas de ensino e aprendizagem e que aproveitem as novas oportunidades. A educação, formação e aprendizagem não formal são determinantes para a criação de emprego e para o aumento da competitividade europeia. É por isso que o Erasmus+ dará um contributo decisivo na resposta a estes desafios.

Qual o diferencial do Er​​asmus +?

Neste novo modelo inovador, a Comissão Europeia possibilitou a integração de alunos provenientes de países em desenvolvimento com as universidades europeias, possibilitando a concessão de bolsas de estudos destinadas a estrangeiros não inseridos no contexto na União Europeia.

Em julho de 2015, o PPCJ/Univali foi informado que o projeto Erasmus +, submetido pela Universidade de Perugia em parceria com a Univali​ foi aprovado pela Comissão Europeia com a finalidade de fomentar a cooperação e mobilidade dos países europeus junto aos países parceiros. Desta forma, a partir de 2016, cidadãos e instituições de ensino brasileiras serão beneficiadas pelo referido projeto, o qual contribuirá para o crescimento, a prosperidade e a inclusão social na Europa e no mundo.

Mais informações poderão ser en​contradas no site: http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/index_pt.htm

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade