Projeto Pró-ADM


​Esta proposta tem como objetivo desenvolver um sistema de aprendizagem-em-ação, utilizando a metodologia de casos de ensino, para ser difundido nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração. O método de casos de ensino configura-se como uma estratégia para propiciar uma maior articulação entre o processo de formação acadêmica e o contexto da ação profissional. Além de subsidiar a mobilização de recursos e saberes, os casos promovem a integração efetiva entre teoria e prática e auxiliam o desenvolvimento da capacidade reflexiva e o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem.

Para fundamentar a Proposta, são indicados três pressupostos teórico-empíricos: a construção da abordagem de aprendizagem-em-ação no contexto dos processos educacionais em administração; a relação entre a perspectiva da aprendizagem-em-ação e o desenvolvimento da metodologia de casos de ensino e; os motivos e finalidades do envolvimento das instituições parceiras. A Proposta é coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí, em parceria entre seis instituições brasileiras – três localizadas no Sul, uma no Nordeste, uma no Norte e uma na região Sudeste, além de três instituições estrangeiras, duas localizadas na Argentina e uma no Peru, definidas a partir das relações de cooperação institucional, tanto por meio de convênios formais ou em função da produção científica gerada a partir da participação de alguns pesquisadores em grupos de pesquisa vinculados ao CNPq.

A Proposta pretende, primeiramente, realizar pesquisas interinstitucionais diagnosticadoras: da difusão atual do método de casos; da percepção dos docentes e discentes acerca dos fatores envolvidos no uso do método; e das competências profissionais mobilizadas pelos alunos das instituições e disciplinas que utilizam o método. As etapas de planejamento e intervenção da Proposta envolvem: o estabelecimento das bases teóricas, metodológicas, tecnológicas e de informação para utilização de casos de ensino em cursos de graduação e pós-graduação em Administração; construção de uma plataforma virtual para a criação de uma Central de Casos de ensino na Administração, visando fomentar práticas pedagógicas presenciais, semipresenciais e à distância; capacitação de docentes, futuros mestres e doutores, para a utilização de casos no ensino de Administração e contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem em cursos de graduação e pós-graduação em Administração; promoção da cooperação entre instituições nacionais e internacionais para a análise das práticas de ensino nessas instituições, avaliação da utilização de casos como uma estratégia para a aprendizagem-em-ação e difusão da metodologia de casos no ensino.

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