Esta proposta tem
como objetivo desenvolver um sistema de aprendizagem-em-ação, utilizando
a metodologia de casos de ensino, para ser difundido nos cursos de
graduação e pós-graduação em Administração. O método de casos de ensino
configura-se como uma estratégia para propiciar uma maior articulação
entre o processo de formação acadêmica e o contexto da ação
profissional. Além de subsidiar a mobilização de recursos e saberes, os
casos promovem a integração efetiva entre teoria e prática e auxiliam o
desenvolvimento da capacidade reflexiva e o envolvimento do aluno no
processo de aprendizagem.
Para fundamentar a
Proposta, são indicados três pressupostos teórico-empíricos: a
construção da abordagem de aprendizagem-em-ação no contexto dos
processos educacionais em administração; a relação entre a perspectiva
da aprendizagem-em-ação e o desenvolvimento da metodologia de casos de
ensino e; os motivos e finalidades do envolvimento das instituições
parceiras. A Proposta é coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em
Administração da Universidade do Vale do Itajaí, em parceria entre seis
instituições brasileiras – três localizadas no Sul, uma no Nordeste, uma
no Norte e uma na região Sudeste, além de três instituições
estrangeiras, duas localizadas na Argentina e uma no Peru, definidas a
partir das relações de cooperação institucional, tanto por meio de
convênios formais ou em função da produção científica gerada a partir da
participação de alguns pesquisadores em grupos de pesquisa vinculados
ao CNPq.
A Proposta
pretende, primeiramente, realizar pesquisas interinstitucionais
diagnosticadoras: da difusão atual do método de casos; da percepção dos
docentes e discentes acerca dos fatores envolvidos no uso do método; e
das competências profissionais mobilizadas pelos alunos das instituições
e disciplinas que utilizam o método. As etapas de planejamento e
intervenção da Proposta envolvem: o estabelecimento das bases teóricas,
metodológicas, tecnológicas e de informação para utilização de casos de
ensino em cursos de graduação e pós-graduação em Administração;
construção de uma plataforma virtual para a criação de uma Central de
Casos de ensino na Administração, visando fomentar práticas pedagógicas
presenciais, semipresenciais e à distância; capacitação de docentes,
futuros mestres e doutores, para a utilização de casos no ensino de
Administração e contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de
ensino-aprendizagem em cursos de graduação e pós-graduação em
Administração; promoção da cooperação entre instituições nacionais e
internacionais para a análise das práticas de ensino nessas
instituições, avaliação da utilização de casos como uma estratégia para a
aprendizagem-em-ação e difusão da metodologia de casos no ensino.