Qual a diferença entre a carteira de estudante e o Cartão Univali?

por Elizabeth Figueiredo, estagiária de Jornalismo | 14/11/2014

As carteiras de estudantes emitidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) foram substituídas pelas da União Nacional dos Estudantes (UNE). Evandro de Melo, diretor jurídico do DCE, e acadêmico do 6º período de Direito, explica que a mudança foi baseada na lei 12.933/2013 (Lei da Meia Entrada), que estabelece um modelo nacional, ao custo de R$ 20: “A padronização é essencial para a segurança dos estudantes, já que é um documento legal e nacional. Com ela, o risco de fraude e de rejeição é zero”, aponta.

2014-11-13-univali-em-dia-compara-usos-e-funcoes-das-carteiras-de-estudantes1.jpg
As carteirinhas podem ser substituídas pela apresentação de identidade e atestado de matrícula para obtenção do desconto da meia entrada em shows, exposições, cinemas e demais eventos. Portanto, não são obrigatórias.  Mas têm uma função facilitadora, já que nem todo mundo vive com um atestado de matrícula na carteira.

Elas são produzidas pelo Departamento Estadual de Identificação Estudantil, da União Catarinense dos Estudantes (UCE), com validade de um ano e podem ser solicitadas na secretaria do DCE ou diretamente pelo site da UNE, no endereço: www.documentodoestudante.com.br.

Já, com uma função bastante distinta, o Cartão Univali é emitido gratuitamente pela universidade, desde 2012. Ele é uma ferramenta de gestão do acadêmico dentro da universidade, para onde estão focados seus serviços.

2014-11-13-univali-em-dia-compara-usos-e-funcoes-das-carteiras-de-estudantes2.JPG
Claudio Antonio Martins, responsável pela implantação do Cartão Univali, explica que as funções do cartão estão sendo implantadas conforme a necessidade dos campi: “Quem tem o Cartão Univali não precisa pegar filas na biblioteca, por exemplo. Apenas neste ano, de janeiro a outubro foram efetuadas quase 5 mil devoluções 2 mil empréstimos”, aponta.

Além disso, empresas conveniadas também oferecem descontos para quem apresenta o Cartão e, com implementação do PayPass, os Cartões Univali habilitados com a conta Santander permitem a realização do pagamento por aproximação pelo modo de  débito até o R$ 50.

Outra novidade, é que os cartões emitidos desde outubro, possuem a tecnologia Near Field Communication (NFC), e permitem o serviço do POP Wings, um cartão de visita digital, que permite compartilhar seus dados de contato pela simples aproximação do cartão do telefone de quem você quer compartilhar seus dados.

Para saber mais sobre o Cartão Univali, acesse: www.univali.br/cartaounivali.