Estágios são portas para o mercado de trabalho

por Univali | 04/04/2014

​Colocar em prática o aprendizado, adquirir experiência, dar o primeiro passo no mercado de trabalho. São muitos os motivos que levam os estudantes a fazerem estágios. Luana Batista, acadêmica do 7º período do curso de Comércio Exterior, é estagiária na Trade Junior há pouco mais de um ano, e garante que com a vivência do estágio se sente mais preparada para encarar os desafios da profissão.

“Acredito que o estágio será um diferencial depois que eu me formar. Hoje já entendo os processos práticos de como se dá a importação e exportação, atendimento ao cliente, elaboração de relatórios. É uma experiência que eu já tenho para mostrar”, observa.

Viver o dia-a-dia da carreira escolhida é objetivo de muitos estudantes, especialmente no curso de Direito. Para se ter ideia, apenas no curso de Direito de Balneário Camboriú, 447 acadêmicos estão realizando estágio não-obrigatório em órgãos públicos e privados. Este número representa praticamente um terço dos mais de 1,3 mil alunos que fazem o curso no Campus, ou seja, a cada três alunos do curso, um já exerce atividade jurídica.

Segundo Márcia Roseli da Costa, responsável pela Área de Estágios, somente no ano passado, mais de 13 mil acadêmicos da universidade fizeram estágio, sendo 4,5 mil estágios não-obrigatórios.

Ela aponta que em algumas áreas, como no Direito, o aluno tende a fazer estágio em diferentes locais, especialmente em órgão públicos, ao longo da faculdade. Já nas profissões ligadas a gestão, especialmente na área portuária, e nas engenharias, é comum o estudante permanecer por mais tempo, e assim que formado, ser contratado pela empresa.

“O estagiário se familiariza, conhece a dinâmica da empresa, participa dos cursos e formações, e naturalmente conquista seu espaço na empresa”, explica.

Para Márcia, a maior dificuldade dos estudantes, que impede a realização do estágio, é a carga-horária, que coincide com os horários de aula. Em algumas áreas, como no caso da saúde, os conselhos das categorias também restringem o espaço aos não formados. A possibilidade de prática então pode ser aproveitada nos estágios obrigatórios, previstos na maioria dos cursos e exigido pelo MEC.

Banco de Talentos

Quem está à procura de oportunidades de estágios não pode deixar de conferir o Banco de Talentos. A ferramenta, disponibilizada na intranet da Univali, permite acesso a dezenas de vagas de estágio. Lá também é possível cadastrar o currículo para receber, por e-mail, vagas na sua área.

A responsável pela Área de Estágios lembra que é importante manter as informações do currículo sempre atualizadas, para receber as vagas mais adequadas aos campos de interesse.