Atletas com bom rendimento podem solicitar bolsas de estudos

por Matheus Silveira Berkenbrock, acadêmico de Jornalismo | 09/05/2014

​A Univali oferece diversas oportunidades de bolsas. Entre elas, está o “Bolsa Atleta”, disponível para todos os acadêmicos de graduação ou estudantes do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) que pratiquem esporte em nível de competições.

Qualquer acadêmico ou estudante pode participar do processo de seleção para a bolsa, basta ficar atento para a divulgação do próximo processo de seleção, que ocorrerá no inicio do segundo semestre. Ela ocorre pelo próprio site do Setor de Bolsas.

Os selecionados para o primeiro semestre já foram divulgados. Trinta alunos de graduação e 31 do Colégio de Aplicação foram beneficiados. Entre eles alunos está o karateca Gabriel Krüger Galarça, da 5ª série do CAU.

Faixa azul em karatê, Gabriel, aos 10 anos, estuda no CAU com apoio do Bolsa Atleta. Crédito: Arquivo pessoal.

Gabriel começou a praticar o karatê com cinco anos de idade. Hoje, aos 10, ele está na faixa azul e integra a Federação Catarinense de Karatê. Ele estuda no período da manhã e treina, durante três horas, todas as noites. As diversas competições e os treinos não prejudicam seu desempenho escolar, o aluno mantem boas médias na escola. Durante o ano, o atleta ainda representará Itajaí e a Univali no Campeonato Nacional de Karatê, que ocorre em São Paulo.

Atleta do vôlei, Matheus divide seu tempo entre os treinos e as aulas. Crédito: Arquivo pessoal.
Quem também recebeu a Bolsa foi o jogador de vôlei Matheus Filipe Delfino. Aos 18 anos o atleta está no primeiro período de Engenharia Civil. Ele começou a jogar vôlei em 2011, aos 15 anos e, atualmente, joga pela Fundação de Vôlei de Itajaí.

Matheus conta que é muito difícil manter os treinos, pois seu curso na graduação é em turno integral: “Os treinos são realizados quatro vezes por semana, porém, só consigo ir duas ou três vezes, dependendo de como estão as aulas”, justifica. O atleta estará junto com o time de Itajaí, em julho, nos Jogos Abertos de Santa Catarina 2014.

Para participar

Atletas de qualquer modalidade esportiva coletiva ou individual podem concorrer a Bolsa Atleta. Para concorrer, é preciso ter sua posição no ranking estadual e nacional em mãos e as competições que irá participar durante o ano.

A categoria em que cada atleta se encaixa, o que influencia no valor que será reduzido de sua mensalidade, é julgado por uma comissão que se baseia nos resultados obtidos anteriormente, nas competições em que ele participará durante o ano, em sua posição no ranking estadual ou nacional, e qual o nível das competições que participa.