Aplicativos de caronas fazem sucesso entre estudantes

por Daniella Elize Machado, estagiária de Jornalismo | 08/05/2015

Despesas de estacionamento, combustível ou atrasos e lotação de ônibus são alguns dos inconvenientes que afetam os estudantes na hora de vir para a Universidade. Para diminuir esse problema, alguns estudantes que já passaram por esse “perrengue”, pensaram em uma solução: a carona solidária.

A ideia é dividir espaço oferecendo caronas através de aplicativos que podem ser baixados na Apple Store e na Google Play. Além da praticidade, a ideia também gera economia e diminui o trânsito na cidade, contribuindo para a mobilidade urbana e com o meio ambiente. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos, não só em faculdades, como também em empresas e colégios.

Na Univali, Murilo Mozele da Silva, acadêmico e funcionário de setor de Áudio Visual, no Teatro Adelaide Konder, decidiu tomar iniciativa.  Ele criou um Grupo no Facebook para poder ajudar os acadêmicos da região do Vale do Itajaí a encontrarem parceiros para as caronas solidárias.

2015-05-07-carona-solidaria.jpg
A ideia surgiu depois de participar de uma Conferência Internacional em Curitiba, que tinha como tema: “Cidade Inovadoras”. “Busquei criar algo que pudesse ser útil para a universidade comunitária”, explica o acadêmico. Além da ideia de melhorar a mobilidade, Murilo criou o grupo com o intuito de que os participantes que pedem e oferecem carona criem laços afetivos por se tratar de uma universidade.

APLICATIVOS E SITES
Em alta em cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, alguns aplicativos e sites de caronas não estão em funcionamento em todos os estados do Brasil.

2015-05-07-carona-brasil.jpg
Alguns dos aplicativos mais bem avaliados por sites de tecnologia são o Carona Brasil e o Caronetas, ambos disponíveis para iOS e Android, mas muitos outros estão disponíveis para download.

DICAS
Quem ainda não tem o hábito e pensa em aderir a carona solidária, segue algumas dicas importantes e essenciais para que tudo funcione bem:

• Marque um local e um horário de sua carona. Não esqueça de estabelecer um tempo limite para não ter problemas de atrasos;
  • Divida os custos como: gasolina, estacionamentos, pedágios, e etc;
  • Combine pontos de embarque, desembarque e itinerários.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE
Para o professor José Osvaldo Coninck, dos cursos da área de Gestão, da Univali, o uso dos aplicativos representa um ganho: “O aplicativo é um avanço e um ganho de recursos escassos. São menos carros na rua, o trânsito diminui e a poluição também”, conclui.