Projeto Sérgio Arouca leva saúde ao interior de SC

por Ana Paula Bazi | 13/11/2015

Trocar os momentos de “sombra e água fresca” das férias por uma atividade social no interior do Estado de Santa Catarina. Isso é o que fazem os acadêmicos de Medicina da Univali que participam do Projeto Sérgio Arouca, uma iniciativa criada pelo curso em 2009, inspirada no reconhecido Projeto Rondon.

2015-11-10-arouca.jpg
Sob a orientação de professores, os estudantes aproveitam a pausa nas aulas para envolverem-se em atividades clínicas, visitas domiciliares, entre outras ações de prevenção e promoção de saúde integral voltada para populações carentes de cidades com menos recursos e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A próxima edição ocorrerá entre os dias 20 e 27 de janeiro, no município de Painel, na região Serrana do Estado. O planejamento já está sendo discutido com a Secretaria de Saúde e o gestor municipal para definir quais são as necessidades do município, localidades que receberão as atividades e toda a logística de alojamento, alimentação e transporte.

Segundo o coordenador da atividade, Marcos Maeyama, o nome do projeto é uma homenagem ao médico sanitarista Sérgio Arouca, expoente da reforma sanitária, que simboliza o desejo pela mudança em saúde.

A iniciativa contribui para a aprendizagem significativa, e permite aos alunos conhecer realidades sociais distintas, usar a criatividade para desenvolver ações e ver de perto as condições de vida de comunidades pobres e seu processo de saúde e adoecimento, ampliando a visão e compreensão sobre o ser humano.