Ecomuseu Univali recebe visitantes durante todo o verão

por Abstract | 13/11/2015

Você já viu um tatu? Sabia que os antepassados desses graciosos bichinhos chegaram a ter o tamanho de um fusca? Essas e outras curiosidades podem ser conferidas no Ecomuseu Univali, mantido pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí, na Ilha de Porto Belo. A exposição “Gigantes do passado” reúne uma mostra paleontológica sobre os grandes mamíferos que viveram na América do Sul durante a chamada “Era do Gelo”.

2015-11-10-gigantes.jpg
A exposição tem como destaque espécies encontradas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incluindo as mais conhecidas e curiosas como tigres-dentes-de-sabre, preguiças-gigantes e o mastodonte (elefante primitivo). Ela conta com originais e réplicas de materiais coletados em pesquisas desenvolvidas por profissionais da Univali e parceiras. Juntos, o grupo já realizou a coleta de mais de quatro mil peças no sul do Rio Grande do Sul por meio de financiamento do Instituto Litoral Sul (ILS) e Instituto Cultural Soto (ICS).

Jules Marcelo Rosa Soto, curador do Ecomuseu Univali e Museu Oceanográfico Univali, explica que os fósseis contam a história da migração dos continentes, das mudanças climáticas, das extinções em massa e das modificações ocorridas na fauna e flora ao longo do tempo geológico: “São mais de 1 bilhão de anos de história da vida na Terra que só podem ser conhecidos por meios dos restos de animais e vegetais ou evidências de suas atividades que ficaram preservados nas rochas”, descreve o pesquisador. A exposição ficará montada no Ecomuseu Univali por tempo indeterminado. Ela está aberta para visitação, gratuita, todos os dias da semana, das 9h às 17h30.