Univali sedia primeira exposição de Ara Güler no Brasil

Autor é considerado um dos sete melhores fotógrafos do mundo

por Natália Uriarte Vieira | 18/04/2018

Florianópolis – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) sedia, no Campus Florianópolis, a primeira exposição de Ara Güler no Brasil. A mostra "Testemunho de um Século – Istambul, civilizações da Anatólia e retratos de celebridades" está aberta à visitação até o dia 14 de maio, de forma gratuita. Trata-se de uma realização da Univali, por meio do curso de Fotografia, e do Consulado Geral da Turquia, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.

2018-04-18- exposição Ara Güler2.png

A exposição conta com 20 imagens em preto e branco, no formato 40x60 cm, e representa um marco para Universidade, pois além de ser a primeira vez da mostra no país, dá início às comemorações dos dez anos do curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Univali.

Güler é fotojornalista reconhecido como principal figura de uma geração de fotógrafos da Turquia. Ele nasceu em Istambul, em 1928. Trabalhou no jornal Hürriet e atuou como jornalista do Oriente Médio para o Paris Match, Stern e o The Sunday Times de Londres. Em 1953, foi membro da Agência Magnum, descrito no British Photography Yearbook como um dos sete melhores fotógrafos do mundo e aceito como o primeiro membro turco da Sociedade Americana de Fotógrafos da Revista (ASMP). O fotojornalista ganhou, em 1962, o Leica Master Award na Alemanha, Légion d'Honneur de France, grande prêmio de cultura artística da Turquia em 2005, e a Universidade Técnica de Yildiz na Turquia lhe concedeu afiliação honorária em 2004.

2018-04-13-Exposição Ara Güler.png

O apelido "O olho de Istambul" é atribuído a ele porque a parte mais conhecida do seu trabalho está centrada na cidade onde nasceu. O autor testemunha as mudanças com suas fotografias. Considera-se um historiador visual e acredita que enquanto a arte pode mentir, a fotografia reflete a realidade.

A professora Juliana Cristina Gallas, coordenadora do curso de Fotografia da Univali, Campus Florianópolis, destaca que a mostra revela o papel significativo da fotografia de produzir memórias e, com elas, trazer a esperança e a busca por dias melhores. "A obra de Güler documenta um tempo e apresenta um olhar esperançoso de um povo que luta, mas não perde a alegria. Alegria visível nos semblantes também marcados pelo cansaço, desgaste ou pelo esforço árduo do dia a dia", afirma.

2018-04-13-Exposição Ara Güler3.png2018-04-13-Exposição Ara Güler2.png

A mostra reúne uma seleção do testemunho fotográfico de Güler de Istambul, de sítios arqueológicos na Turquia e retratos de celebridades internacionais. A visitação é aberta à comunidade, das 10h às 22h, gratuita, e segue até o dia 14 de maio, no Hall da Business  Decor, no Campus Florianópolis, localizado na Rodovia SC 401, nº 5025, Cacupé, em Florianópolis (SC).

Abertura da exposição

A exposição foi aberta em cerimônia realizada no dia 16, que contou com a participação do cônsul geral da Turquia no Brasil, Serkan Gedik; da primeira dama do Estado de Santa Catarina, Nicole Torret Rocha, representando o governador Eduardo Pinho Moreira, de autoridades acadêmicas, alunos, professores e convidados.

2018-04-18 - Abertura exposição Ara Güler.png

Serviço
O que: "Testemunho de um Século – Istambul, civilizações da Anatólia e retratos de celebridades"
Quando: De 16 de abril a 14 de maio
Onde: Univali, Campus Florianópolis - localizado na Rodovia SC 401, nº 5025, Cacupé, em Florianópolis (SC)
Visitação gratuita, das 10h às 22h, até o dia 14 de maio

Mais informações: (48) 3332-2504, no curso de Fotografia da Univali.