Univali sedia o Seminário Estadual Proesde Desenvolvimento e Licenciatura

Evento reunirá 850 estudantes, no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 21/11/2019

Itajaí – Neste sábado, dia 23 de novembro, a partir das 8h30, ocorre o Seminário Estadual Proesde Desenvolvimento e Proesde Licenciatura, no Teatro Adelaide Konder, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí. O evento reunirá, nos períodos matutino e vespertino, 850 estudantes de 13 instituições de ensino superior participantes do programa.

2018-08-08-Proesde Desenvolvimento.jpg

A palestra de abertura será sobre o uso das tecnologias na educação para o desenvolvimento regional de Santa Catarina, sob mediação de Israel Rocha Borba. Ele é estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, Jovem Embaixador dos EUA no Brasil, presidente fundador da Youth for Human Rights Brasil, líder do Movimento Acredito em SC e do Renova BR. Ao longo do dia, haverá relatos de experiência e apresentações de vídeos dos projetos, além da exposição de banners relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e discussões entre os grupos.

O Proesde Licenciatura contempla o curso “Proposta Curricular de Santa Catarina e na Base Curricular do Território Catarinense", composto por atividades de estudo e desenvolvimento de projeto de um plano de ensino a partir da Base Curricular do Território Catarinense. Já a formação do Proesde Desenvolvimento possui disciplinas que focam na discussão da situação econômica e na gestão de políticas públicas regionais. As aulas de ambos ocorreram aos sábados e iniciaram ao final de agosto. A iniciativa atende, por meio de bolsas, alunos cadastrados no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) que tenham cursado o ensino médio preferencialmente em escola pública, que não possuam outro tipo de bolsa oriunda de recursos públicos.

Na Univali, o Proesde Desenvolvimento e o Proesde Licenciatura estão vinculados à Escola de Negócios e à Escola de Educação da Univali, respectivamente, e são fruto da parceria entre a Universidade, o Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação e a Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí.

As inscrições para o evento estão disponíveis aqui.

Mais informações: (47) 3341-7924, com a professora Samara da Silva Garcia, sobre o Proesde Desenvolvimento | (47) 3341- 7919, com a professora Verônica Gesser, sobre o Proesde Licenciatura.