Univali realiza monitoramento ambiental do Rio Itajaí–Açu

Atividades são realizadas em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 25/09/2019

​Itajaí – Os alunos do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) uniram-se ao professor Mauro Michelena Andrade em um trabalho de campo para o programa de monitoramento ambiental do Rio Itajaí-Açu, no dia 6 de setembro (sexta-feira).

P. MONITORAMENTO.jpg P. MONITORAMENTO 2.jpg

A atividade envolveu 20 acadêmicos em um processo de avaliação nos níveis de ruído, qualidade do ar, temperatura, ciclo de marés, biota aquática entre outras ações. Toda a ação foi feita num rodízio de 12 horas em quatro pontos de coleta de amostragem ao longo do canal do Rio Itajaí. Sobre a saída de campo, o professor destaca: “Os acadêmicos tiveram a oportunidade de trabalhar, na prática, com os instrumentos utilizados para medir a temperatura, a salinidade, a turbidez d'água, velocidade e direção das correntes. Todo o processo agrega conhecimentos para os estudos dos alunos e é muito positivo esse entrosamento entre eles, de uma forma que estão vivenciando o que o mercado de trabalho está buscando, esta capacidade em coletar os dados ambientais, interpretar eles em campo, entender se o que eles estavam praticando estava correto e também no tratamento e análise dos dados coletados nos laboratórios da Univali".

PROGRAMA DE MONITORAMENTO UNIVALI.jpg PROGRAMA DE MONITORAMENTO UNIVALI 2.jpg
Criado em 2005, o programa de monitoramento foi idealizado para atender às condicionantes presentes na licença ambiental do Porto de Itajaí, onde a parceria técnico-científica é dividida em vários subprogramas de monitoramento que envolvem aspectos químicos, biológicos, oceanográficos, geológicos, indicadores da qualidade ambiental e, portanto, de alterações da estrutura natural do ecossistema. Atualmente, é coordenado pelo professor Jurandir Pereira Filho, do curso de Oceanografia da Univali, e conta com uma equipe de sete funcionários contratados e seis estagiários bolsistas, que prestam auxílio nas atividades do projeto.

Mais informações: (47)3341-7725, no curso de Oceanografia.