Univali realiza acolhimento aos universitários de forma online

Psicóloga dá dicas de cuidado da saúde mental durante a pandemia

por Natália Uriarte Vieira | 23/03/2020

Santa Catarina – Você está se sentindo nervoso, ansioso e solitário frente ao cenário do Coronavírus (Covid-19)? Você não está sozinho. Pensando na saúde mental dos universitários, o Programa Acolher, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está prestando apoio aos estudantes da Instituição, com o acolhimento de forma online e o direcionamento para o serviço mais adequado.

Acolher.jpg

As procuras para o acolhimento inicial devem ocorrer pelo e-mail acolher@univali.br, pelo Instagram @programa_acolher_univali (Inbox) ou pelo WhatsApp (47) 99987-6108. A professora Roberta Borghetti Alves, responsável pelo Programa Acolher e professora do curso de Psicologia da Univali, explica que os fluxos do programa foram adaptados para não colocar os estudantes em risco com os atendimentos presenciais. A proposta é auxiliar os alunos utilizando as tecnologias informativas, com o acolhimento por e-mail, o diálogo por meio de ligações telefônicas e também por plataformas digitais​. Em paralelo, o grupo tem gerado conteúdo focado nos alunos, com dicas de autocuidado e de estratégias voltadas à saúde mental e a situações de confinamento.

Dicas de cuidado da saúde mental

Roberta enfatiza que diversos estudos apontam a eficácia da aplicação de técnicas de respiração para aliviar a ansiedade. Ela sugere alguns aplicativos que podem ajudar no controle da respiração. Entre os disponíveis para Android destacam-se: Respiração e Relaxamento Gratuito (Chill Apps); Exercícios de Respiração (Imex Global); Prana Breath: Acalmar & Meditar (Oleksandr Albul). Já para Iphone, os indicados são: Meditopia: Meditação (Ansiedade, Dormir, Paz); Exercícios de Respiração (Top Yoga Pranayama); Shanti Temporizador (Seu temporizador de meditação).

A psicóloga elenca ainda uma série de cuidados que devem ser tomados pelas pessoas, durante o surto do novo Coronavírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS):

- Tenha cuidado com a quantidade de informações e a veracidade. Procure evitar assistir, ler ou ouvir notícias que o deixem ansioso;

- Busque informações principalmente para tomar medidas práticas, se proteger e cuidar de seus entes queridos;

- Reúna informações em intervalos regulares, por meio de plataformas oficiais de saúde, para ajudá-lo a distinguir fatos de rumores;

- Proteja-se e seja solidário com os outros. Ajudar as pessoas em seu momento de necessidade pode beneficiar a pessoa que recebe apoio, bem como aquele que ajuda;

- Encontre oportunidades neste momento para ampliar vozes e histórias de pessoas que foram afetadas pelo novo Coronavírus, que se recuperaram ou apoiaram alguém, por meio da recuperação e estão dispostos a compartilhar sua experiência;

- Reconheça o papel dos profissionais de saúde em seu desempenho para salvar vidas e manter as pessoas em segurança;

- Mantenha rotinas familiares na vida diária, tanto quanto possível, especialmente se as crianças estiverem isoladas em casa. Forneça atividades apropriadas para a sua idade e incentive elas a brincar e socializar com os outros, mesmo que apenas dentro da família, quando aconselha a restringir o convívio social;

- Em tempos de afastamento físico, mantenha o contato com as pessoas pelas suas redes sociais. Mesmo em situações de isolamento, tente o possível para manter suas rotinas diárias pessoais;

- Durante os períodos de estresse, preste atenção nas suas próprias necessidades e sentimentos;

- Envolva-se em atividades que você gosta e acha relaxante;

- Faça exercícios regularmente, conforme sua possibilidade e recursos disponíveis, mantenha rotinas frequentes de sono e alimente-se forma saudável.

Para mais informações da OMS sobre o Covid-19 acesse http://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports/.