Univali promove ação de conscientização sobre o câncer de próstata

Atividades seguem até o dia 8 de novembro (sexta-feira), no Campus Itajaí

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 07/11/2019

Itajaí - A Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove um mutirão em promoção e prevenção à saúde do homem, como referência ao Novembro Azul, movimento mundial de reforço à importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, no Campus Itajaí. No dia 8 de novembro (sexta-feira), a equipe de saúde disponibilizará, a partir das 7h da manhã, na Unidade de Saúde da Família e Comunitária (Bloco F7), 50 senhas para homens acima de 40 anos receberem a consulta de rastreamento, em atividade que passará pela realização de exame clínico e a coleta de PSA, utilizada para detectar o câncer de próstata.

NOVEMBRO AZUL.jpg

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é para que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado, para avaliação individualizada. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Além do histórico familiar e da raça, a obesidade e o sedentarismo também são considerados fatores de risco. O rastreamento realiza-se após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.

A semana de promoção e prevenção a saúde do homem iniciou no dia 4 de novembro (segunda-feira) na Unidade de Saúde da Família e Comunitária (USFC), das 7h às 8h e das 12h às 13h, com orientações. Já no dia 6, quarta-feira, a equipe realizou a educação em saúde itinerante, que teve como foco os funcionários da Universidade. O trabalho também envolve a participação de acadêmicos e professores do curso de Biomedicina, Medicina, Nutrição, Farmácia e Enfermagem, além da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Mais informações: (47) 3341-7788, na Unidade de Saúde da Família e Comunitária (USFC).