Univali participa do Encontro Intermunicipal de Professores de Matemática

Evento ocorreu na última terça-feira (15), na Secretaria Municipal de Educação de Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 16/05/2018

A Univali participou na última terça-feira, dia 15 de maio, do 1º Encontro Intermunicipal de Professores de Matemática Anos Finais do Ensino Fundamental. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, com objetivo de fomentar a discussão regional sobre o ensino e a aprendizagem da disciplina de Matemática.

2018-05-14-Aula de Matemática.png

Os professores Cristiano Romais, coordenador do curso de Matemática, e Josane Cercal de Jesus, ambos da Univali, ministraram a palestra de abertura do encontro, sobre as teorias e as práticas metodológicas da Matemática: (des)caminhos e (im)possibilidades.

A programação contemplo, ainda, palestras com representantes de outras instituições sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática na perspectiva de Raymond Duval e sobre processos metodológicos a partir do cotidiano da sala de aula. Houve espaço para debate entre os professores palestrantes e socialização de metodologias e recursos didáticos para qualificar práticas junto à Matemática, entre elas estão o RoPE – Robô Programável Educacional, apresentado pelo professor André Luis Alice Raabe, coordenador do projeto e do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite) da Univali, e a Tecnologia Educacional Lego, sob a condução da professora Cirlei Marieta de Sena Corrêa, também da Univali.

O encontro reuniu professores, coordenadores pedagógicos, diretores, equipes técnicas e pedagógicas de instituições da região. Trata-se de uma realização da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfgri), do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri), em parceria com a Univali e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).