Univali participa da Festa Nacional do Marisco

Evento ocorreu em Penha (SC), entre os dias 14 e 17 de novembro


por Univali Em Dia | 20/11/2019

A Univali, por meio do Centro Experimental de Maricultura (CEMar) e do Projeto de Monitoramento das Praias-Bacia de Santos (PMP-BS), participou da 23a Festa Nacional do Marisco, que foi realizada no Centro de Eventos do Município de Penha (SC), localizado na Praia Alegre, entre os dias 14 e 17 de novembro.

2019-11-20-STANDGERAL festa marisco.jpg TQ.jpg

A festa já é tradicional na região, oferta gastronomia variada de frutos do mar tendo o marisco como base e contou com diversas atrações culturais. A Univali montou um estande educativo, no evento, com a socialização de atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pela Unidade da Penha, vinculada à Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, enfocando principalmente as ações voltadas à maricultura e ao resgate e recuperação de aves, tartarugas e cetáceos marinhos.   

2019-11-20-PMP festa Marisco.jpg 2019-11-20 - festa marisco 2019.jpg

No estande educativo a equipe do PMP-BS apresentou diversos painéis sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto, com destaque aos lixos que são ingeridos de maneira incidental pelas tartarugas marinhas, um dos principais fatores causadores da mortalidade nestes animais. A equipe do CEMar levou um tanque marinho que abriga uma maquete do sistema de cultivo de mariscos e os principais organismos que aparecem associados a estes cultivos. Para facilitar a visualização dos organismos foi disponibilizado aos visitantes um microscópio esterisoscópio (Lupa), no qual pessoas de diferentes idades conseguiam visualizar, em detalhes, os organismos marinhos e suas estruturas de alimentação.

 LUPA1.jpgLUPA5.jpg

De acordo com o professor Gilberto Manzoni, responsável pelo CEMar, a reação de surpresa e satisfação das pessoas ao olharem os organismos na lupa foi uma bela compensação pelo esforço de trabalho dispendido por toda a equipe da Univali, durante o período da festa, que teve um público estimado pela Prefeitura Municipal de 50 mil pessoas.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade