• Univali
  • Notícias
  • Univali inaugura Serviço de Tomografia e Radiografia Panorâmica Digitalizadas

Univali inaugura Serviço de Tomografia e Radiografia Panorâmica Digitalizadas

Equipamento oferece maior precisão no diagnóstico e auxilia no planejamento do tratamento


por Natália Uriarte Vieira | 16/03/2018

A Univali inaugurou na última quinta-feira, dia 15, no curso de Odontologia, localizado no bloco C5 do Campus Itajaí, o Serviço de Tomografia e Radiografia Panorâmica Digitalizadas. Um tomógrafo foi cedido à Universidade, por meio de comodato com as empresas parceiras Kavo e Nobel Biocare.  O equipamento realiza imagens com nitidez e precisão, que auxiliam no diagnóstico e são base para o planejamento de tratamentos odontológicos em praticamente todas as especialidades.

                                                                                                                                                                                              Fotos: Dales Hoeckesfeld2018-03-13- Tomógrafo Odontologia Univali.jpg

O tomógrafo possibilitará a identificação e diagnóstico de fraturas dentárias, lesões ósseas, anomalias esqueléticas e principalmente de atrofia dos rebordos alveolares (perda óssea). A ideia de utilizar este recurso sempre foi pautada pelo curso de Odontologia, em especial pela necessidade do curso de Especialização em Implantodontia, que usa o tomógrafo de forma rotineira. O comodato com as parceiras tornou-se realidade graças à parceria sólida da especialização com a Nobel Biocare, empresa que se fundiu com a Kavo, organização que comercializa equipamentos odontológicos e de imagem.

De acordo com o professor do curso de Odontologia da Univali, Alberto Fedeli Jr., que coordena a especialização em Implantodontia da Instituição e é responsável pela implantação do novo serviço, atualmente, a necessidade de solicitar exames de imagem nos atendimentos odontológicos aumentou, pois eles são fundamentais na elaboração de diagnósticos mais precisos. Ele explica que o fluxo de trabalho será estabelecido a partir do contexto identificado nos primeiros meses do serviço: "Acreditamos que será possível atender em média 50 pacientes por mês, envolvendo tanto a tomografia como a radiografia panorâmica", pondera.

2018-03-16-tomógrafo3.jpg

O serviço contemplará pacientes da Univali, da rede pública do município de Itajaí e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Univali, sendo que todos deverão vir por meio de encaminhamento com a solicitação do exame.

Para os pacientes, a realização do exame no tomógrafo é semelhante ao da radiografia panorâmica. Diferente dos tomógrafos hospitalares, no tomógrafo de feixe único, que será usado na Univali, não será necessário deitar-se em um tubo para realização do exame. O paciente ficará sentado ou em pé, em torno de 30 a 40 minutos para tomografar os dois arcos maxilares.

"Este equipamento agregará muito na qualidade do serviço e do exame. Isto repercutirá de forma positiva para o paciente e também para o profissional atuante", ressalta Fedeli.

2018-03-16-tomógrafo 2.jpg

A inauguração foi prestigiada por acadêmicos, professores e autoridades acadêmicas da Univali, por representantes da rede municipal de saúde, e contou com a presença de representantes das empresas parceiras.  

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade