Univali e Biopesca inauguram Unidade de Estabilização de Animais Marinhos em SP

Unidade integra Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – Fase 1 - e visa à criação de uma rede de atendimento à fauna marinha em SC, PR e SP

por Deborah Garcia Boeira | 12/07/2018

Santa Catarina - O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) – Fase 1 - coordenado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizou na última terça-feira, 10, a entrega da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos no município de Praia Grande, São Paulo. O local é administrado pelo Instituto Biopesca, uma das dez instituições que executam o projeto, e foi equipado para a realização do atendimento veterinário inicial de aves, tartarugas e mamíferos marinhos resgatados no monitoramento das praias.

2018-07-12-inauguração Unidade Praia Grande.png

Ao todo já foram concluídas quatro das cinco Unidades de Estabilização de Animais Marinhos previstas no projeto.  Penha (SC), São Francisco do Sul (SC), Laguna (SC), e agora Praia Grande (SP), são os municípios que já estão com as Unidades em funcionamento. No próximo mês, São Sebastião (SP) irá encerrar este ciclo. Além das Unidades também estão previstas as implementações de cinco Centros de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. Florianópolis (SC) foi o primeiro a ser inaugurado. Já Ubatuba (SP) e Cananéia estão em fase final e serão concluídos em agosto. Por fim, Guarujá (SP) e Pontal do Paraná (PR) que também finalizam no segundo semestre. "A implementação destas instalações é fundamental para as atividades do PMP-BS, pois melhora a capacidade de atendimento das equipes de resgate e reabilitação. Todas estas estruturas serão um legado que o projeto deixará para as comunidades costeiras, para que no futuro possam continuar reabilitando a fauna marinha, que infelizmente vem sofrendo muito por causa de atividades humanas", ressalta André Barreto, pesquisador e coordenador do projeto.

2018-07-12-inauguração Unidade Praia Grande6.png

Prestes a completar três anos, o PMP-BS já chegou à marca de aproximadamente 40 mil animais resgatados nos mais de 700 mil quilômetros de praias monitoradas entre Laguna (SC) e Ubatuba (SP). Além do foco no resgate e na reabilitação, o PMP-BS também gera conteúdo científico a partir das análises realizadas pelos profissionais do projeto.  "O PMP-BS contribui significativamente com o fomento à atividade científica e formação de recursos humanos na área das ciências do mar — tema em que a Universidade do Vale do Itajaí tradicionalmente atua com notoriedade. No total, a partir dos animais coletados, já são 40 resumos em congressos, 25 artigos em revistas e, pelo menos, 14 teses e dissertações", enfatiza o presidente da Fundação Universidade do Vale do Itajaí e reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, que esteve presente no ato de inauguração em Praia Grande.

2018-07-12 - inauguração Unidade Praia Grande2.png

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

2018-07-12- inauguração Unidade Praia Grande67.png

Mais informações: (47) 3341-7960, no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.