Univali fomenta série de ações preventivas e de combate à Covid-19

Iniciativas envolvem diversas áreas do conhecimento em prol da saúde

por Natália Uriarte Vieira | 29/04/2020

Santa Catarina – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), comprometida com o bem-estar da população e engajada no papel de contribuir com os esforços para reduzir a disseminação do novo coronavírus, vem fomentando uma série de ações voltadas à prevenção e ao combate da Covid-19.

A Univali inst​aurou o Comitê Interno de Acompanhamento que, desde início de março, trabalha no plano de prevenção, acompanhamento e com iniciativas de contenção, para a proteção da comunidade interna. As aulas presenciais foram transpostas para aulas remotas e ocorrem desde o dia 23 de março, em todos os níveis, nos ambientes virtuais de aprendizagem. O Programa Acolher, programa institucional de acolhimento e escuta qualificada, também passou a atender de forma remota e, para garantir apoio a estudantes que precisam de auxílio no processo de ensino e aprendizagem, o Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU) estabeleceu novos fluxos de atendimento online.

Já foram doadas a unidades de saúde, hospitais e asilos de Itajaí e região, centenas de protetores faciais produzidos nas impressoras 3D da Universidade. Os equipamentos de proteção individual são utilizados por profissionais de saúde e também foram entregues a unidades de saúde e hospitais referência da Grande Florianópolis.

Junto de instituições parceiras, a Univali também está arrecadando alimentos e distribuindo às famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a Universidade vem mobilizando a comunidade e outras instituições para que ocorram melhorias no Hospital Infantil Pequeno Anjo e no Hospital Marieta Konder Bornhausen, referências para toda a região.

Grupos de trabalho interdisciplinares, formados por professores e acadêmicos, estão prestando assessoria e capacitação técnica às equipes de saúde dos municípios parceiros, desenvolveram um sistema de gerenciamento das operações do Comitê de Crise de Balneário Camboriú e região, e conduzem mapeamentos e análises estatísticas.

Neste período, o Laboratório de Análises Clínicas da Univali (Leac) intensificou suas atividades, atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí na realização de exames e disponibilizando equipamentos. Já no campo da pesquisa, um grupo de professores e acadêmicos do curso de Farmácia, do Mestrado e do Doutorado em Ciências Farmacêuticas, trabalha em um projeto de pesquisa sobre novas moléculas inibidoras da protease do vírus causador da Covid-19.

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, pontua que essas e outras iniciativas promovidas pela Univali demonstram que, mesmo com o distanciamento físico, a Instituição segue conectada e comprometida com a comunidade. “Neste momento, nossa essência enquanto Universidade Comunitária fica ainda mais evidente: Colocamos a nossa infraestrutura, tecnologia e conhecimento a serviço da população, no enfrentamento à pandemia", afirma.