Univali fará estudo para tratamentos alternativos a dependentes químicos

Parceria com poder público, conselho e associação propõe a implementação de apoio e tratamento com homeopatia na Atenção Básica

por Ana Paula Bazi | 15/05/2018

Itajaí – Nesta quarta-feira, 16, ocorreu a assinatura do termo de cooperação entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Prefeitura de Itajaí, o Conselho Federal de Farmácia e a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa Estudo Terapêutico Homeopático COCACRACK. A parceria foi firmada no gabinete do prefeito, às 16h.

2018-05-15- Escolhas.png

O termo foi assinado pelo reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, pelo secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia, Erlandson Uchôa Lacerda, e pela secretária da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, Márcia da Silva Borges. A iniciativa dá continuidade à cooperação técnica, que teve início no ano passado, entre o poder público, conselhos e a Univali, por meio do projeto Escolhas.

O projeto de pesquisa abordará o uso de medicamentos homeopáticos em pacientes usuários de cocaína e crack e a diminuição dos efeitos da abstinência. A proposta visa estruturar equipes de trabalho em cinco Unidades de Saúde Básica do município, capacitadas para auxiliar pessoas que, voluntariamente, buscam apoio para deixar o uso de drogas.

"Hoje, as ações em saúde levam para a abstinência completa. O que a gente busca é criar condições, por meio de apoio e tratamento integrativo com homeopatia dentro da Atenção Básica, para diminuir a fissura e recaída de quem lida com a dependência química", explica Noemia Liege Bernardo, professora do curso de Farmácia da Univali e coordenadora do projeto Escolhas.

A parceria, que prevê duração de dois anos, atende à necessidade de implantação de política de redução de danos de dependentes químicos na Atenção Básica e buscará recursos junto da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) para dar início aos trabalhos práticos.

Mais informações: (47)3341-7540, curso de Farmácia da Univali.