Univali concede título Honoris Causa a professor de Salamanca

Homenagem a Arturo San Feliciano, destaque internacional na área de química medicinal e produtos naturais, será em setembro

por Natália Uriarte Vieira | 03/06/2019

Itajaí - A indicação do professor Arturo San Feliciano, professor da Universidade de Salamanca, da Espanha, para o recebimento da maior comenda honorífica da Instituição, foi aceita por unanimidade na reunião do Conselho Universitário da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em reunião realizada no dia 30 de maio. O reconhecimento será entregue em setembro, durante uma solenidade que integra as comemorações dos 55 anos do Ensino Superior em Itajaí e os 30 anos de história da Univali.

2019-06-03- Arturo San Feliciano - Universidade de Salamanca2.png

Feliciano atua na área de química medicinal e produtos naturais e ocupou inúmeros cargos de destaque no cenário internacional, além de ter uma extensa produção científica. Sua indicação ao título deve-se ao espírito de cooperação e aos significativos serviços prestados em prol do ensino, da pesquisa e da inovação na Univali. Ele contribuiu para o desenvolvimento de pesquisas de ponta na área de produtos naturais bioativos e de química medicinal, desde a implantação do Núcleo de Investigações Químico-Farmacêuticas (NIQFAR), em 1995. Além disso, por meio dele, a Univali passou a participar de atividades de pesquisas em redes internacionais do Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnología para el Desarollo (Cyted), com a formação de professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Farmacêuticas.

Nesse contexto, também com a participação do professor da Universidade de Salamanca - umas das mais antigas e conceituadas da Europa, que completou 800 anos de atividades no ano passado -, destaca-se a coordenação da Univali na Rede de Estudo e Aproveitamento Sustentável de Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico e na Rede Ibero-americana de Investigação em Câncer. Estes envolvimentos têm gerado avanço nas pesquisas na área de síntese e de produtos naturais bioativos, viabilizando a formação de mais de 8 mil jovens pesquisadores em atividades e eventos ibero-americanos, dentre eles estão pesquisadores vinculados à Univali.

O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, integrou, como coordenador e pesquisador, trabalhos conduzidos por meio dos eventos e redes ibero-americanas mencionados. "O professor Arturo San Feliciano colabora, há anos, com a produção intelectual e científica da Univali. O seu currículo, notoriedade internacional, trajetória acadêmica e profissional são pilares de uma essência baseada no compartilhamento do conhecimento. Ele engaja pessoas e instituições como a nossa nos avanços que protagoniza e é merecedor de tão nobre honraria", ressalta Cechinel.

A entrega do título Doutor Honoris Causa ocorrerá no dia 19 de setembro, em cerimônia do Conselho Universitário da Univali, no Teatro Adelaide Konder, Campus Itajaí.

Mais informações: (47) 3341-7932, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.