• Univali
  • Notícias
  • Univali apresenta plano de manejo da APA Orla de Itajaí e do Parque Canto do Morcego

Univali apresenta plano de manejo da APA Orla de Itajaí e do Parque Canto do Morcego

IInstrumento de gestão é exposto em encontros nos bairros Praia Brava, Cabeçudas e Fazenda


por Natália Uriarte Vieira | 20/09/2018

O Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresenta a última etapa do plano de manejo de duas unidades de conservação em processo de criação na Orla de Itajaí (SC) -  a Área de Proteção Ambiental (APA) Orla de Itajaí e o Parque Natural Municipal Canto do Morcego, que será incluído na APA. Os encontros para socialização do instrumento de gestão ocorrem em três bairros da cidade: dois deles já aconteceram - dia 17 de setembro na Praia Brava e dia 18 na Fazenda, e dia 26 (quarta-feira) será realizado em Cabeçudas. 

2018-09-14-Praia do Morcego e Brava2.png

A APA consiste em uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável, de domínio particular e público que tem como objetivo conservar a biodiversidade e disciplinar o uso e a ocupação do espaço. Já o Parque é uma categoria de proteção integral e de domínio público, cujo objetivo é a preservação de ecossistemas e da beleza cênica, possibilitando pesquisa, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

Nos encontros são socializados o zoneamento, as normas de uso e os programas da APA e do Parque. Em março deste ano também foi apresentado à comunidade o diagnóstico da área em questão que, após validado, deu continuidade ao plano de manejo por meio de diversas oficinas com um grupo de trabalho representado por diversas instituições que têm relação direta com a região em questão, resultando em um processo técnico-participativo.

O plano de manejo é um instrumento de gestão para que as duas unidades de conservação cumpram seus objetivos. Trata-se de uma experiência inovadora com o objetivo de harmonizar o interesse dos mais diversos atores que possuem influência direta e indireta no local. Como a APA integra parte dos bairros da Praia Brava, de Cabeçudas e da Fazenda, o conteúdo está sendo exposto nos três bairros, para a comunidade ter mais de uma opção de local para participar. As reuniões são todas abertas ao público.

Confira o horário e local do próximo encontro:

- 26/09, às 19h - Cabeçudas – Local a definir 

Mais informações: (47) 3341-7717, no Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Univali, com a professora Rosemeri Carvalho Marenzi.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade