• Trade Júnior sedia disciplina prática do Módulo Internacional

Trade Júnior sedia disciplina prática do Módulo Internacional

Alunos intercambistas participaram das atividades que contemplaram coleta e interpretação de relatórios internacionais e visitas de campo

por Natália Uriarte Vieira | 12/12/2017

Neste ano, a Trade Júnior sediou a disciplina prática Global Business Intelligence, do Módulo Internacional da Univali, dirigida a alunos intercambistas. As atividades propostas mostraram aos estudantes estrangeiros alguns dos desafios que as empresas brasileiras enfrentam para alcançar os mercados internacionais. A programação contemplou coleta, interpretação e discussão de relatórios, além de visitas de campo em organizações da região.

2017-12-12-disciplina internacional Trade.png

A oferta da disciplina deu-se a partir da busca da equipe de docentes da Trade, gerenciada pela professora Natalí Nascimento, em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CoAI), por oportunidades relacionadas ao processo de metodologias ativas na área de negócios internacionais. As aulas foram ministradas pelas professoras Silvana Schimanski e Christiane Bellucci, com participação de estudantes da Noruega e de Portugal.

"Os acadêmicos foram estimulados a compreender e aplicar ferramentas estratégicas que auxiliam no processo de tomada de decisão para inserir empresas no cenário global", destaca Natalí.

2017-12-12-disciplina internacional Trade2.png

O processo de aprendizagem ativa envolveu visitas de campo, para conhecer a realidade dos negócios brasileiros. Neste ano, o foco foi nas médias empresas, parceiras da Trade Júnior. O grupo visitou a Zehn Bier, em Brusque (SC). Na oportunidade, o diretor comercial Edson Brunning os recebeu, explicou sobre o processo produtivo da cerveja e os conduziu a uma visita guiada com degustação de cerveja na fábrica.

2017-12-12-disciplina internacional Trade3.png

A segunda empresa visitada foi a Dalcosta Moda Praia, em Ilhota (SC). Lá, a gerente de marketing Miriam Nagy recebeu o grupo e guiou a visita, que iniciou no interior da loja, seguiu pelas dependências da fábrica, com explanações sobre as etapas do processo produtivo, desde a definição dos conceitos e tendências de cada coleção até as etapas da manufatura, embalagem e estoque.

2017-12-12-disciplina internacional Trade4.png

A empresa Lanci Madeiras Plásticas, em Balneário Camboriú, também compôs o roteiro de visitas. No local, o diretor Daniel Censi explicou sobre o processo produtivo do inovador produto madeiras plásticas. No processo produtivo são utilizados suprimentos reciclados, que resultam em produtos bonitos, práticos e duráveis. Na ocasião, os intercambistas também acompanharam a produção e montagem dos produtos, e receberam uma amostra de madeira plástica e um catálogo, a fim de apresentar o produto em seus países.

As disciplinas em idioma estrangeiro, do Módulo Internacional, são oferecidas sob supervisão a Vice-Reitoria de Graduação e a lista para o próximo ano já está disponível em www.univali.br/intercambio/disciplinas-internacionais/Paginas/default.aspx.

Mais informações: (47) 3341-4254, na Trade Júnior.