• Univali
  • Notícias
  • Startup Cuboteca é contemplada no Programa Centelha do MCTIC

Startup Cuboteca é contemplada no Programa Centelha do MCTIC

Projeto alia educação e tecnologia


por Natália Uriarte Vieira | 07/05/2020

​Itajaí – A Cuboteca, empresa incubada no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi uma das selecionadas no Programa Centelha, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Por meio deste programa, a startup contará com um conjunto de benefícios, entre eles apoio financeiro, para o desenvolvimento do seu projeto. 

Cuboteca2 EDITADO.jpgA proposta da Cuboteca está fundamentada no desenvolvimento de tecnologias educacionais e de simulação, utilizando tecnologias de realidade virtual, de realidade aumentada, realidade misturada e de interfaces naturais. Consiste no uso de técnicas e tecnologias de computação, educação, psicologia e design na área de educação, com a finalidade de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, tanto na educação formal quanto não formal.

O trio responsável pela empresa incubada é transdisciplinar, formado por representantes da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade; Escola de Ciências da Saúde; Escola do Mar, Ciência e Tecnologia; e Escola de Negócios. Integram o grupo o acadêmico de Design de Jogos e Entretenimento Digital (Balneário Camboriú), Wellington Fagundes; o professor Ewerton Alonso, dos cursos de Design de Jogos e Entretenimento Digital, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e o professor Raulino Pedro Gonçalves, docente nos cursos de Administração, Ciências da Computação, Engenharia Mecânica, e Educação Física. Eles estão confiantes com a aprovação no programa, pois acreditam que o incremento somado ao trabalho do Uniinova dará mais condições de alavancar o projeto. 

Programa Centelha

O programa Centelha é promovido pelo MCTIC e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.. A iniciativa estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Brasil. Os empreendedores selecionados participarão de capacitações, recursos financeiros, suporte, entre outros. Saiba mais sobre o programa em www.programacentelha.com.br.

 

 



  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2020 - Todos os direitos reservados