• Univali
  • Notícias
  • Série documental de egressa estreia no Festival Liberte O Seu Imaginário

Série documental de egressa estreia no Festival Liberte O Seu Imaginário

Produção audiovisual será lançada no dia 15, em Itajaí (SC)


por Univali | 12/12/2019

Itajaí - Por que a arte existe? Para que a arte existe? As perguntas são o fio condutor da narrativa de “Arte Por Quê? Arte Pra Quê?", série documental de três episódios, cada um de 20 minutos, que mostra como a arte influenciou a vida e a formação da personalidade de três artistas catarinenses. A produção audiovisual será lançada durante o Festival Liberte o Seu Imaginário, no dia 15 de dezembro (domingo), às 19h, na Galeria Municipal Dinyz Domingos, em Itajaí (SC). A série é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Juny Hugen, e discute temáticas envolvendo a importância da arte para a construção individual e coletiva da sociedade.

ATOR E DANÇARINO MAURO FILHO.jpg 

No primeiro episódio de “Arte Por Quê? Arte Pra Quê?" é apresentada a história do jovem ator e dançarino Mauro Filho, que trilha seus sonhos e descobre a si mesmo nos palcos, atuando e dançando. Por meio do artista, também é feito um resgate da obra de Mauro Caelum, pai de Mauro Filho e seu principal influenciador. O segundo episódio é sobre a musicoterapeuta, Sandra Cristina Kappke, que a partir de seu instrumento preferido, o violão, descobriu sua paixão pela música e, também, como ela pode ser utilizada para ajudar a melhorar a vida de outras pessoas, como idosos e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já no último episódio, a série conta a história de Lindinalva Deólla, artista plástica itajaiense, que construiu a sua vida tendo como base a arte. Através de Lindinalva, também é possível conhecer um pouco da história da arte em Itajaí. Além dos personagens principais, também há a participação de personagens secundários, que ajudam a montar o perfil dos artistas.

musicoterapeuta Sandra.jpg
 

Segundo a diretora da série, o objetivo da produção audiovisual é discutir como a arte pode transformar e direcionar vidas e mudar realidades. "A arte é intrínseca ao homem. Desde os primórdios da história de nossa civilização, ela é utilizada como ferramenta de expressão em suas diferentes formas. “Arte Por Quê? Arte Pra quê?" foi produzida com o intuito de mostrar que, independente da época ou situação, a arte é importante e faz parte da vida de cada um de nós, afinal, mesmo não produzindo arte, somos consumidores dela", destaca Juny.

ARTISTA PLÁSTICA Lindinalva Deólla.jpg
 

A ideia é que, além dos três episódios produzidos inicialmente, o projeto continue para contar a história e mostrar a influência da arte na vida de outros artistas. "Ainda há muito o que mostrar, somente aqui em Itajaí, há histórias de dezenas de artistas que podem ser apresentadas através da série. Pessoas que vivem da arte e pela arte e, além de terem sua vida transformada, também transformam a vida de outras pessoas", explica a egressa. Após o lançamento da série, os episódios ficarão disponíveis no YouTube e, também, serão divulgados no Instagram (@arteporqueartepraque).

Serviço:
O que: Lançamento Série documental Arte Por Quê? Arte Pra Quê?
Quando: 15 de dezembro de 2019, 19h
Onde: Galeria Municipal Dinyz Domingos (Rua Lauro Muller, 53, Centro – Itajaí/SC).
Quanto: Entrada gratuita

*Com informações e conteúdo da Prosa Cultural, por Camila Gonçalves

Mais informações: (47) 3341-7543, no curso de Jornalismo da Univali.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade