O projeto de extensão Química Social, vinculado à Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, aprovou o artigo intitulado "Argilas, Cores e Elementos Químicos: uma abordagem sobre o dia nacional da conservação do solo", na Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta, do Rio Grande do Sul, publicada em dezembro de 2019.
O trabalho reflete o esforço da equipe na democratização de ciência para crianças, suprindo uma demanda levantada pela literatura especializada que conta com poucos estudos sobre as estratégias utilizadas e rigor científico. O artigo é inspirado em uma abordagem feita com dezessete crianças de 9 a 14 anos, no Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril). A atividade envolveu a utilização de nove tipos de argilas, com produção de misturas aquosas, bem como a comparação da cor do material com os elementos da tabela periódica, visando a troca de conhecimentos e adequação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho está disponível aqui.