Psicóloga do CAU conduz atividade sobre o autismo

Momento educativo envolveu alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

por Natália Uriarte Vieira | 19/11/2018

Os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), Campus Itajaí, participaram de uma atividade, no dia 8 de novembro, sobre o transtorno do espectro autista (TEA), conduzida pela psicóloga educacional Bruna Zarske de Mello.

2018-11-19- atividade autismo CAU.jpg

Em um momento educativo, sustentado pelo comprometimento do Colégio com os direitos individuas e coletivos, e pela sua preocupação com o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais éticos e empáticos, os estudantes conheceram características do transtorno e tiveram a oportunidade de compreender um pouco mais a realidade dos colegas que possuem autismo e estudam no CAU.

De acordo com a psicóloga, as crianças desenharam um autorretrato e nos balões ao redor do desenho escreveram sobre os seus gostos, medos e preferências. Após, o grupo conversou sobre os desenhos e a pluralidade de elementos apresentados em cada um deles. "Conversamos e eles constataram que todos somos diferentes. A partir daí, falamos sobre as diferenças que não são visíveis, que não percebemos. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, apresentei conceitos e falei das características a eles", comenta Bruna.

2018-11-19- atividade autismo CAU2.jpg

As crianças assistiram um filme sobre o autismo e depois dialogaram sobre as peculiaridades, questões sensoriais e outras que envolvem o transtorno. O grupo teve a oportunidade de perceber como seus colegas que têm autismo são singulares e deixam o ambiente escolar mais diverso e plural, além de pensarem como podem auxiliá-los na escola.