Projeto Sérgio Arouca leva ação de saúde a Petrolândia

Atividades ocorrem entre os dias 9 e 14 de julho, no interior de Santa Catarina

por Natália Uriarte Vieira | 09/07/2019

Itajaí – Um mutirão de mais de 70 pessoas, entre eles estudantes dos cursos da Escola de Ciências da Saúde e professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) trocaram o período de descanso e recesso de atividades, neste mês de julho, por uma ação social no interior de Santa Catarina. O grupo participa de mais uma edição do Projeto Sérgio Arouca, iniciativa do curso de Medicina da Univali inspirada no Projeto Rondon, que desta vez ocorre entre os dias 9 e 14, em Petrolândia (SC).

2019-07-09 -Projeto Sérgio Arouca Petrolândia3.jpgO projeto desenvolve atividades de atenção básica em saúde, com abordagens voltadas à prevenção e promoção de saúde integral, mas também com visitas domiciliares e atendimentos individualizados, conduzidos pelos profissionais, com suporte acadêmico. Nesta edição, o mutirão atuará em cinco comunidades da área rural de Petrolândia. A comitiva da Univali é formada por professores e acadêmicos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Odontologia.

O nome da proposta é uma homenagem ao médico sanitarista Sérgio Arouca, expoente da reforma sanitária, que simboliza o desejo pela mudança em saúde. A iniciativa contribui para a aprendizagem e permite aos alunos conhecer realidades sociais distintas, usar a criatividade para desenvolver ações e ver de perto as condições de vida de comunidades mais vulneráveis e seu processo de saúde e adoecimento, ampliando a visão e compreensão sobre o ser humano.

2019-07-09 - Projeto Sérgio Arouca Petrolândia2.jpg

“Nosso objetivo, além de contribuir com o bem-estar da população de Petrolândia, é oportunizar um cenário de vivência ao acadêmico para além do ambiente universitário, com a realidade de um município que possui menos recursos e acesso a serviços de saúde. São desafios e histórias reais que demandam o melhor de cada um dos envolvidos", ressalta a enfermeira e professora da Univali, Clarice Munaro, coordenadora do projeto Sérgio Arouca.

Mais informações: (47) 3341-7865, no curso de Medicina da Univali.